Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, outubro 02, 2009

Um calendário para as competições festivas do futebol brasileiro
Duelos envolvendo diretamente os campeões nacionais e continentais podem ocupar os quatro fins de semana 'restantes' na temporada nacional
Luis Filipe Chateaubriand

No artigo de duas semanas atrás, era proposto que o Campeonato Brasileiro, em suas três divisões, fosse jogado em 38 rodadas de fins de semanas. Mas, em outro texto anterior, era dito que deveria haver 42 fins de semanas disponíveis para jogos de clubes entre agosto de um ano e maio do ano seguinte. Sobram, portanto, quatro fins de semanas. O que fazer com eles?

Essa produção é destinada a responder a questão.

Parece ser razoável que esses quatro fins de semanas sejam destinados a competições festivas: dois deles, logo no início da temporada, nos dois primeiros fins de semanas de agosto; os outros dois, ao final dela, nos dois últimos fins de semana de maio.

São duas as competições festivas propostas: a Supercopa do Brasil, nos fins de semanas de agosto; a Recopa das Américas, nos fins de semanas de maio.

O que é a Supercopa do Brasil? Uma competição festiva, disputada entre o vencedor do Campeonato Brasileiro da primeira divisão da temporada anterior e o vencedor da Copa do Brasil da temporada anterior.

O primeiro jogo deve ser com mando de campo do vencedor da Copa do Brasil. O segundo, com mando de campo do vencedor da Série A do Campeonato Brasileiro.

Torna-se campeão da Supercopa do Brasil o clube que vencer os dois jogos, ou o que vencer um e empatar o outro, ou o que vencer um e perder o outro, mas tiver melhor saldo de gols ao longo dos dois jogos. Se houver dois empates, ou um vitória para cada clube pelo mesmo saldo de gols, o clube campeão do Campeonato Brasileiro leva o trofeu.

O que é a Recopa das Américas? Uma competição festiva, disputada entre o vencedor da Taça Libertadores da América da temporada em curso e o vencedor da Copa Pan-Americana (que deve substituir a Copa Sul-Americana) da temporada em curso.

O primeiro jogo deve ser com mando de campo do vencedor da Copa Pan-Americana. O segundo, com mando de campo do vencedor da Taça Libertadores da América.

Torna-se campeão da Recopa das Américas o clube que vencer os dois jogos, ou o que vencer um e empatar o outro, ou o que vencer um e perder o outro, mas tiver melhor saldo de gols ao longo dos dois jogos. Se houver dois empates, ou um vitória para cada clube pelo mesmo saldo de gols, o clube campeão da Taça Libertadores da América sagra-se vitorioso.

Parece ser uma boa ideia começar e encerrar a temporada do calendário com competições festivas. É isso que a Supercopa do Brasil e a Recopa das Américas propiciam.

*Luis Filipe Chateaubriand é autor do livro 'Futebol brasileiro: um projeto de calendário', pela editora Publit (www.publit.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima