Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, outubro 02, 2009

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2010, ano da Copa do Mundo da África do Sul
Todos os campeonatos que estiverem em disputa serão paralisados para a realização do torneio entre seleções e, posteriormente, serão retomados
Equipe Universidade do Futebol

Na última quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário da modalidade para 2010, ano em que será realizada a Copa do Mundo da África do Sul, entre os dias 11 de junho e 11 de julho.

De acordo com o informe da entidade que comanda o futebol brasileiro, das competições coordenadas por ela, a Copa do Brasil, que se inicia no dia 10 de fevereiro, será interrompida em 19 de maio, por conta da Copa do Mundo. As finais desse torneio nacional estão previstas para acontecerem nos dias 28 de julho e 4 de agosto.

Para os campeonatos estaduais, a CBF reservou o período entre 17 de janeiro e 2 de maio. Uma semana após, no dia 9 de maio, terá início a Série A do Campeonato Brasileiro, o qual será interrompido em 6 de junho para a disputa do Mundial. A ideia é que o Brasileirão-2010 volte no dia 14 de julho e termine no dia 5 de dezembro.

A Série B do Campeonato Brasileiro de 2010 começará no dia 8 de maio, e será interrompida em 5 de junho para a Copa do Mundo. O reinício está marcado para 13 de julho e a rodada final para 28 de novembro.

A Série C, que assim como as A e B contará com 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das duas primeiras divisões, terá início em 18 de julho e a última em 21 de novembro. Já a Série D, com a participação de 40 clubes, terá a primeira rodada em 18 de julho e a última no dia 14 de novembro.

Durante o primeiro semestre, a Copa Libertadores dividirá datas com os campeonatos estaduais e com a Copa do Brasil. O torneio continental será disputado de 27 de janeiro a 19 de maio, data da paralização para o Copa do Mundo. As etapas finais serão disputadas de 28 de julho a 17 de agosto.

A Copa Sul-Americana, será disputada depois da Copa da África do Sul, de 11 de agosto a 8 de dezembro.

Por fim, a Copa do Brasil de futebol feminino acontecerá entre os dias 1º de setembro e 2 de dezembro.

---------------------

Gazeta Esportiva

CBF divulga calendário de 2010 com pausa durante a Copa


Rio de Janeiro (RJ)
Confira o calendário inicial previsto pela CBF:
CompetiçãoInícioPausaRetornoFinal
Copa do Brasil10/219/528/74/8
Brasileirão9/56/614/75/12
Série B8/55/613/728/11
Série C18/7--14/11
Série D18/7--14/11

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira o calendário para a temporada 2010. Com as disputas da Copa do Mundo, na África do Sul, no ano seguinte, a entidade precisou desmembrar alguns campeonatos nacionais para adaptar as datas em relação ao maior torneio de futebol do planeta.

A primeira competição brasileira da próxima temporada iniciará mais adiantada em relação a este ano. A Copa do Brasil dará o pontapé inicial em 10 de fevereiro, oito dias antes do que em 2009. A competição será paralisada em 19 de maio e retomada em 28 de julho. A segunda partida da decisão está marcada para 4 de agosto.

O Campeonato Brasileiro terá sua primeira rodada em 9 de maio e terá apenas um mês de disputas antes da Copa do Mundo. O nacional volta à ação em 14 de julho e terá o campeão definido apenas em 5 de dezembro. A Série B vai pela mesma toada e será iniciada em 8 de maio e interrompida em 5 de junho. A Segunda Divisão definirá os promovidos em 28 de novembro.

Por outro lado, a Série C e D começarão apenas depois da Copa do Mundo, no dia 18 de julho e finalizada em 14 de novembro. O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho. Já classificado, o Brasil aguarda a definição dos grupos, que deverá ser realizada em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima