Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, outubro 14, 2009










*Manuel Sérgio
Um pouco da minha história...
"Nós isolamos os factores, para podermos estudá-los. A complexidade, ao invés, diz-nos que tudo está ligado, nada está isolado, tudo é interdependente"

Na revista Ludens (Outubro-Dezembro de 1979) do ISEF de Lisboa, escrevi um artigo intitulado “Prolegómenos a uma ciência do homem”, isto é, há trinta anos, onde defendia que “o desportista do futuro não vai ser aquele que pratica tão-só, mas aquele que compreende as práticas corporais como formas universais de inteligibilidade” e portanto com a consciência também da necessidade de uma ciência que confira paradigma científico e dignidade universitária aos jogos, aos desportos (e ao treino desportivo), à ginástica. A essa ciência, proveniente de um corte epistemológico, no seio da educação física, entrei de chamar ciência do movimento humano, referindo que se tratava de uma ciência humana, mas confundindo movimento com motricidade, pois que acrescentava que o objecto de estudo deste novo paradigma é o ser humano em movimento intencional.

Ora, movimento com intencionalidade, segundo a fenomenologia, é motricidade. Três anos depois, já falava, nas minhas aulas, na ciência da motricidade humana (CMH) e apresentava o métodointegrativo (ou da complexidade) como o adequado a esta área do conhecimento.

De acordo com Louis Althusser, se há uma nova ciência, há uma nova teoria, uma nova metodologia e uma nova prática. A teoria é a CMH, a complexidade é o método, e a prática é a totalidade humana, em movimento intencional e não o físico tão-só. Eu sei que nada do que adianto neste artigo é novidade. Mas foi-o, há trinta anos, quando se escrevia: “É no âmbito da fisiologia aplicada, fisiologia do trabalho muscular e fisiologia do exercício que a metodologia do treino desportivo tem a sua fundamentação científica” (Teotónio Lima, Alta Competição – desporto de dimensões humanas, Livros Horizonte, Lisboa, 1981, p. 122). Nesta altura, já eu adiantava que a fundamentação científica do desporto era uma nova ciência humana, onde o físico está integral, mas superado.

Assim, se o desporto é um sistema de acção complexo que exige uma análise sistémica de causalidades múltiplas - na visão global do desporto e na preparação do desportista há muitas dimensões a ter em conta, para além do que geneticamente se é: a física, a psicológica, a sentimental, a moral, a social, a política –, todas elas elementos irrecusáveis do desporto e do desportista! Era o tempo em que se valorizava, com admiração incontida, o futebol-total holandês do treinador Rinus Michels e do jogador Johan Cruyff.

Também, inspirado no futebol-total, os treinadores russos Lobanovsky e Vassiliev criaram, na década de 70, o chamado futebol científico, onde Blokhine era, de facto, um intérprete genial. “Flecha da Ucrânia” assim o cognominavam os jornalistas. E, não sendo um Cruyff, mostrava uma intuição genial. Com mais poder físico do que Messi, aproximava-se dele (sem o igualar), no improviso das fintas. Em 1975, foi distinguido com a Bola de Ouro, sendo assim considerado o melhor jogador da Europa. Mas o futebol científico morreu, logo que Blokhine deixou o futebol.

Conheça um pouco mais da história de Oleg Blokhine

É que o futebol científico fundamentava-se nos Fundamentos do treino desportivo e em O processo do treino desportivo, de Metvéiev, onde a importância dos factores técnico e táctico se subordinavam à lógica da adaptação funcional do praticante.

“À medida que se aperfeiçoa o processo de treino desportivo, especialmente as suas bases científicas e metodológicas, o seu conteúdo, a sua orgânica, as disponibilidades materiais e técnicas aumentaram o seu efeito, no nível geral dos resultados desportivos” escreveu este autor nosFundamentos do treino desportivo (1977). Só que os factores dinâmicos da adaptação funcional são simples elementos, ao lado de uma multiplicidade doutros factores que compõe a complexidade humana. No conhecimento científico, hoje, sempre que se pensa em um aspecto da realidade, há muitíssimos outros a ter em conta, sem os quais ele não se entende. A ideia de relação é, hoje, uma ideia nodal. A complexidade é a multiplicidade dos elementos, em relação incontornável, constante.

Portanto, no desporto, o que é humano comporta uma dimensão físico-biológica e o que é físico-biológico integra uma dimensão humana. Criar um novo paradigma (neste caso, uma ciência humana), organizar o desporto à luz deste novo paradigma e apontar a necessidade de aprender a pensar de forma relacional, no desporto, foi talvez a grande novidade que eu, com o pouco que tenho e o quase nada que sou, trouxe para o desporto, há trinta anos. Nós isolamos os factores, para podermos estudá-los. A complexidade, ao invés, diz-nos que tudo está ligado, nada está isolado, tudo é interdependente.

*Antigo professor do Instituto Superior de Educação Física (ISEF) e um dos principais pensadores lusos, Manuel Sérgio é licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, Doutor e Professor Agregado, em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa.

Notabilizou-se como ensaísta do fenômeno desportivo e filósofo da motricidade. É reitor do Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares do Instituto Piaget (Campus de Almada), e tem publicado inúmeros textos de reflexão filosófica e de poesia.

Esse texto foi mantido em seu formato original, escrito na língua portuguesa, de Portugal.

* É licenciado em Filosofia; doutor e professor agregado em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa; Medalha de Mérito Desportivo, concedida pelo Governo Brasileiro e Honra ao Mérito Desportivo, concedida pelo Governo Português; Medalha de Ouro do Conselho de Almada. É autor de 38 livros. Professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. É também presidente do setor universitário do Instituto Piaget (Almada). Antigo professor da Universidade Estadual de Campinas; sócio da Associação Portuguesa de Escritores e antigo Dirigente do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima