Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, outubro 24, 2009

Estudo da CBF aponta que o país possui 783 clubes profissionais
A região com mais agremiações é a sudeste, com 235 times. O principal estado é São Paulo, com 132
Equipe Universidade do Futebol

Uma pesquisa realizada pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu que, atualmente, o futebol nacional possui 783 clubes profissionais em atividade.

O estudo levou em consideração os três últimos anos a modalidade, e foi retratado no Cadastro Nacional de Clubes de Futebol. Uma das importâncias de se saber a quantidade de times profissionais é a possibilidade de mudança no calendário do futebol brasileiro, por exemplo.

De acordo com dados da CBF, a região sudeste do país é a que concentra o maior número de equipes. São 235 times profissionais, o que equivale a 30% do total do Brasil. São Paulo lidera o ranking dos estados com 132 times paulistas. Logo atrás do sudeste está a região nordeste, com 227 agremiações, representando 29% do todo.

Segundo a entidade que comanda o futebol brasileiro, os dados da pesquisa foram fornecidos pelos clubes e federações estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima