Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, outubro 31, 2009

Tem princípio, meio e fim

COM PÉ E CABEÇA – ANO IV – Nº162

Colunista Benê Lima

”O aspecto tático tem incorporado cada vez mais componentes e crescido em importância no futebol, a ponto de podermos expressar que atualmente o futebol é mais dependente dos aspectos tático e físico que do componente técnico.” (Benê Lima)


Opinião
O DIREITO PELA ÓTICA DO DIREITO

A juridicidade com sua retórica eivada por sofismas, não deve jamais desmerecer o direito e a justiça, sob pena de desacreditar aquele diante do público, pela não promoção desta


Três casos relativamente recentes servem para ilustrar que a lógica do direito também está acessível aos que pensam, sem que haja a obrigatoriedade de que sejamos formalmente ‘iniciados’ na disciplina.

O ‘Caso Piva’ é o primeiro deles. Diante do alarde produzido à época, postei matéria em meu blog em que arriscava uma opinião sobre o caso. Adiantei que não ia dar em nada, e a fundamentação para isso – mencionei – era o texto de uma RDI editada em 1991, que confere às federações o poder de ‘anteciparem’ a condição de jogo dos atletas, no caso das competições estaduais, no que pese isso não desobrigá-las do encaminhamento da documentação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O segundo e emblemático caso, envolveu o Caucaia Esporte Clube, que embora não tenha tido o nome de algumas de suas atletas publicadas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ainda assim conseguiu sua absolvição em julgamento ocorrido no âmbito da 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Importante, pois, é entendermos as razões de tal sucesso da agremiação caucaiense.

Entendo que, no que pese serem questões que guardam certa similaridade, o sucesso do ‘Caso Piva’ foi mais difícil de ser conseguido que o do ‘Caso Caucaia’. A razão disto é que em se tratando de atletas profissionais há uma mais ampla gama de documentação a acompanhar o pedido de registro na CBF, enquanto que no que concerne a atletas do futebol amador feminino não há registro de contrato a fazer, o que torna o processo extremamente sumário.

O Caucaia Esporte Clube juntou a documentação necessária para comprovar o vínculo das suas atletas com o clube, os Alvarás expedidos pela FCF, além de um Atestado da mesma FCF em que, implicitamente, admitia que, se falha houvera, esta não era de responsabilidade da entidade de prática desportiva, e sim da entidade local de administração do futebol – a FCF.

Ademais, o presidente do clube da região metropolitana de Fortaleza, levou consigo ao Rio de Janeiro, o Ofício protocolado pela FCF em que constava o pedido de registro junto à CBF das referidas atletas. Isto, junto a uma boa sustentação oral, produziu os efeitos desejados, além, obviamente, de haver promovido uma decisão, acima de tudo, justa.

Chegamos ao ‘Caso Guarani-Limoeiro’, que tem tudo para ter o mesmo desfecho dos demais casos. Ou seja, o ‘inexpugnável departamento de registro da federação cearense continua fazendo das ‘suas’, ou (?quem sabe?) servindo ao propósito de alguns arremedos de dirigentes.

Para nossa estranheza, sobre o caso em questão, o Pleno do TJDF-CE, até onde fomos informados, aceitou a tese da prescrição do prazo, e assim o mérito da questão deixou de ser apreciado. No entanto, entendemos que pouquíssimas são as chances de Tiradentes e Uniclinic, já que os antecedentes nos mostram que os erros, intencionais ou não, desde que produzidos em nome do departamento de registro da FCF, ou em última análise em nome da nossa federação, faz de seus executores instrumentos da impunidade, e das acusações que se lhes destinam meros libelos de uma juridicidade que decepciona o verdadeiro direito, e o autêntico significado de justiça.



EFEMÉRIDES

Alvinegro se sustenta em sua defesa


Nada de espetáculo. Longe disto. Nada de jogar pra frente e esquecer que o futebol de resultado é o que mais vale. Nem pensar em exibição em primeira plana, quando a meta na competição é, mais que ser eficiente, fazer a eficiência virar eficácia.

O time do Ceará da era PC Gusmão adquiriu uma consciência de grupo e de marcação incomum para o nosso futebol, fruto de uma metodologia de trabalho em que o pragmatismo conseguiu se impor, deixando-se de lado o sobrenatural, independente do sobrenome (se ...de almeida, se... da silva, enfim).

É verdade que desde que a equipe adquiriu a fisionomia de PC, não havia feito partida tão ruim. Mas, a razão para a não preocupação está na segurança de que o time pode e certamente produzirá bem mais, pois é indiscutível o potencial coletivo do time alvinegro.

Equivocadamente, dizem alguns que a vocação do time do Ceará é para atacar, quando na verdade sua vocação e aptidão são, antes de tudo, para marcar. Tanto que contra o Ipatinga, caberia uma nota ao redor de 7 (sete) para todo o sistema de marcação, contra uma nota beirando aí um 4 (quatro) para o sistema e a transição ofensiva.


Fortaleza submerge mais um pouco

O time começa perdido em campo, diante da forte pressão vascaína. A idéia do Vasco pareceu ser a de marcar seu gol nos primeiros dez minutos, passando a administrar o resultado. A estratégia não vingou.

A partir dos 15 minutos o Fortaleza passou a se encontrar em campo e conseguiu se ombrear em volume de jogo ao time vascaíno. Só que, o último reduto cruzmaltino tinha uma boa proteção, enquanto o do Tricolor do Pici mostrava-se, como de costume, vulnerável.

Louve-se, contudo, a coragem do técnico Roberto Fernandes em adotar um 4-4-2 com dois volantes (Leandro e Coutinho) e dois meias (Bismarck e Élton). Foi inclusive premiado com um belo gol de Bismarck.

Outro fator que conspirou contra o planejamento do técnico leonino, foi a necessidade que teve de substituir sem poder escolher. Lamentável é Bismarck e Leandro, dois jovens atletas, não suportarem 90 minutos de futebol.

Eusébio, esse tecnicamente, não cheirou nem fedeu. Atuação apagada e sempre cometendo os mesmos erros: marca mal e corre muito com a bola do lado errado (dá o lado da bola para o adversário).

Marcelo Nicácio mais uma vez esteve longe do atleta que conhecemos. Sem mobilidade, apagado, facilitou a marcação da defesa vascaína.

Douglas, sem dúvida, foi o melhor dentre os atletas tricolores.



BREVES E SEMIBREVES ®

Uma lágrima

Pela transição de um colega de rádio que detinha uma extraordinária força de trabalho, além de grande conhecimento técnico da atividade que tão bem desempenhava. Foi-se a competência e a bravura de Renato Martins; ficaram seus bons exemplos de um lutador incansável em prol do rádio, do profissionalismo e da família. Meu respeito.

Ironia
Detalhe curioso é ver o nome Fortaleza na manga da camisa alvinegra. Só a força do dinheiro para os mais radicais aceitarem algo assim. Creio que Eulino Oliveira não aceitaria, o que seria um erro. Certamente o Ceará ascenderá à divisão de elite do futebol brasileiro e o nome Fortaleza não dará azar.

Armação?
Tem torcedor que adora ver chifre em cabeça de cavalo. Muitos são os que acham que houve armação para que o Vasco seja o campeão da Série B. Ora, o Ipatinga era tido como um dos times fadados a subir e joga por último contra o Vasco. A revista Placar dava o Ceará como lutando para não cair e o Fortaleza cotadíssimo para subir. E aí, como armar diante de tamanho improviso?

Destaques
Uma estrela para o time masculino do Caucaia e outra para seu técnico Wolney Dias, que mesmo correndo por fora desbancou América, Maguary e Crateús, com cerca de menos da metade do orçamento de dois deles. Mais duas estrelas para o time feminino do mesmo Caucaia, uma para as atletas outra para seu treinador Jardel Rocha, pelo ineditismo de uma campanha que já é tremendamente vitoriosa na Copa do Brasil. Parabéns!

Dois pontos relevantes
O Ceará deve subir quando o regulamento faculta o acesso das quatro equipes com melhor pontuação, e deve contar com o beneplácito da mudança que ocorrerá no ano que vem que autoriza a permanência de 18 equipes. Que bons ventos! Beleza!

Ajudando a sorte
Os dirigentes do Alvinegro de Porangabuçu não só agendam, mas já mantêm contato e solicitam propostas de alguns dos jogadores agendados, todos da Série B. Não só por isso, mas a natureza do trabalho que vem sendo realizado no Ceará tem feito grande diferença em favor do clube. A verdade é que a referência positiva mudou do Pici para Porangabuçu.


Benê Lima
benecomentarista@gmail.com
www.blogdobenelima.blogspot.com
(85) 8898-5106

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima