Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, outubro 15, 2009

O número de torcedores nos estádios europeus - temporada 08/09
Pós-crise mundial, clubes alemães impulsionam média, Manchester United ultrapassa Real Madrid e Sporting deixa top 50

Pelo segundo ano consecutivo, publicamos o ranking dos 50 clubes europeus com melhores médias de torcedores nos seus estádios, tendo em conta os jogos efetuados nas suas respectivas ligas.

Ao contrário do que se tinha verificado na temporada 07/08, em que, fruto da crise mundial, as presenças tinham diminuído, em 08/09 houve uma forte ascensão, impulsionada pelos clubes alemães, que registaram aumentos consideráveis no número de aficionados que apoiaram as suas equipes.

O ranking é liderado pelo Manchester United, que relegou o Real Madrid para a 4ª posição, seguido por Borussia Dortmund e Barcelona, que se aproximam da frente da tabela.

Em âmbitos portugueses, é necessário referir a saída do Sporting da lista e a manutenção de Benfica e Porto entre os 40 primeiros.

Média de assistências nos estádios 08/09:

Dos 50 clubes listados, existem 13 representantes ingleses, 13 alemães, seis espanhóis, seis italianos, quatro franceses, três holandeses, dois portugueses, dois escoceses e um turco.


Fonte: Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima