A punição imposta pela CBF ao Coritiba, em decorrência da confusão generalizada causada pela própria torcida na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, mudou os planos da diretoria de marketing do clube em 2010. Longe de Curitiba e do estádio Couto Pereira por dez rodadas na segunda divisão, a equipe irá utilizar as dependências da Arena de Joinville, a 130 quilômetros da capital paranaense, e isso deve motivar a aproximação com times locais, como Joinville Esporte Clube (JEC).
"É uma grande oportunidade para nós, pois estaremos cobrindo um buraco", afirma o gerente de marketing do Coritiba, Roberto Pinto Júnior, em entrevista à Máquina do Esporte. "O torcedor da região gosta muito de futebol, mas a cidade não tem um clube de alto nível, que dispute as principais divisões do Brasil". O Joinville garantiu presença na quarta divisão brasileira somente no fim do ano passado, após vencer a Copa Santa Catarina.
Em 2010, a proximidade entre os clubes já possibilitou que o JEC executasse suas atividades de pré-temporada nos centros de treinamento do Coritiba. Agora, segundo o executivo, o intercâmbio de experiências será intensificado. Além do aluguel que será pago pelo uso do estádio, o Coritiba também pretende contribuir com suporte técnico - novas maneiras de tratamento do gramado, por exemplo.
Não haverá, contudo, ações pontuais para captar novos sócios ou ampliar a torcida no Estado. "A grande massa dos nossos torcedores está num quadrante: Ponta Grossa, Paranaguá, Joinville e Blumenau, até por questões culturais", explica Pinto Júnior. "Nosso objetivo não é tornar a cidade em uma fonte eterna de sócios, isso é algo que irá acontecer naturalmente."
Apesar da confiança do gerente, existem iniciativas de torcedores sendo articuladas por meio da internet para mobilizar a torcida do clube. O "Coxa em Joinville - Eu vou!" já está no ar no formato blog e está presente nas principais redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter e YouTube. O projeto irá fornecer aos torcedores dados sobre a participação do time na segunda divisão, bem como dicas de turismo e gastronomia.
Ações similares foram analisadas pelo Coritiba, a fim de evitar o desgaste da imagem do clube em Joinville. "Nossa ideia é não dar a impressão para o cidadão de que estamos apenas usando o estádio deles, queremos nos mudar para lá por quatro meses e gerar benefícios à população", alerta o gerente de marketing, Pinto Júnior. Para atingir esse objetivo, diz ele, "estão previstas visitas técnicas a universidades, escolas e empresas."
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Benê Lima