Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, abril 02, 2010

Necessidade de ‘ser responsável’ é justificativa de treinador do Santos em troca de defensores por atacantes
Dorival Júnior pretende reeducar linha de frente antes de novas tentativas com quinteto de jogadores ofensivos
Equipe Universidade do Futebol

Para atuar desde o início com o vislumbrado quinteto ofensivo – Marquinhos, Robinho, Ganso, Neymar e André –, o Santos, na figura do treinador Dorival Júnior, quer que meias e atacantes fortaleçam o senso de cobertura. Para isso, durante partes de jogos em que o resultado de vitória está assegurado, o comandante alvinegro vem efetuando a substituição de jogadores de frente por zagueiros e volantes.

“Quando tiro zagueiro e coloco um atacante é para dar mais responsabilidade aos meias, e aos próprios atacantes. Quero que eles se preocupem um pouco mais com a marcação, sabendo que estamos desguarnecidos defensivamente. Quero uma participação maior da linha de frente”, justificou Júnior.

A última participação do grupo foi na derrota para o Palmeiras por 4 a 3,na Vila Belmiro, no dia 14 de março. Desde a saída de Robinho, lesionado, nos últimos quatro jogos (Remo, Ituano, Botafogo-SP e Monte Azul), Dorival tem escalado a equipe em uma espécie de 1-4-4-2, com algumas variações.

Já classificado às semifinais do Campeonato Paulista, o Santos pode rever a formação arrojada para os duelos mata-mata.

“Se preenchermos todos os espaços do campo com sabedoria, vai ter lugar para todo mundo no time”, ponderou Dorival.

No duelo contra o Ituano, por exemplo, o lateral Pará e o volante Arouca deixaram o time para a entrada dos atacantes Zé Eduardo e Maikon Leite, respectivamente. Os dois estiveram em boa parte do segundo tempo em campo, e contribuíram para a goleada por 9 a 1.

Já diante do Monte Azul (5 a 0), no último fim de semana, os mesmos atacantes foram colocados em campo, nos lugares do zagueiro Durval e novamente de Arouca – assim, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso passam a jogar mais recuados, orientando a saída de bola na transição ofensiva.

No próximo domingo, diante do São Caetano, o teste com cinco do meio para frente não será possível. Robinho volta, mas o meia Paulo Henrique Ganso está suspenso. É provável que o camisa 7 seja o seu substituto. Assim sendo, Marquinhos e André seguirão entre os titulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima