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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, abril 22, 2010

Grêmio quer mais sócios com "Artilharia"
Novas receitas se somarão às existentes que têm contribuído em peso para as contas do clube

A "Artilharia Tricolor", lançada na semana passada, tem objetivos claros para a diretoria do Grêmio porto-alegrense. Com 200 mil torcedores cadastrados no chamado "Exército Gremista", o time quer aumentar ainda mais a fidelização dos seus afiliados. Dentre os 200 mil citados, apenas 40 mil são sócios torcedores do clube, nos moldes mais comuns do futebol brasileiro. A principal ideia é aumentar esse número.

Além de somar novos sócios, a diretoria gremista os quer em dia e consumindo mais. Para tais objetivos, cada integrante do "exército" ganha pontos - chamados de gols - a cada compra que ele faz. Quem é sócios, ganha em dobro. Para ganhar "gols", além das compras existem alguns bônus. Aniversário ou o simples cadastro já garantem pontos que depois podem ser trocados por prêmios; até a participação no processo eleitoral do clube vale para a promoção. Os prêmios vão de uma agenda (mil gols) a uma camiseta oficial (seis mil gols).

As novas receitas do clube se somarão às existentes que têm contribuído em peso para as contas do Grêmio. Em 2009, os 40 mil sócios geraram 28 milhões de reais. A loja presente no Estádio Olímpico arrecadou 10 milhões, passando um lucro líquido de 30%.

Para César Pacheco, vice-presidente de marketing, a gestão tem que saber inovar para ganhar espaço: "Temos que ter ideias diferentes, pensar sempre em coisas novas. Nosso sócio-torcedor foi um dos primeiros no país e não para de crescer. Precisamos de dinheiro".

Uma das preocupações de Pacheco é a futura casa do tricolor porto-alegrense. No final de março, a construtora OAS confirmou a construção da Arena do Grêmio, orçada em 400 milhões de reais. Apesar do projeto não prever investimento do clube, apenas a concessão do terreno do Olímpico, existe uma preocupação do time com o estádio.

"O estádio é uma grande sacada do marketing. Mas temos que investir para que ele nos traga ainda mais receitas", afirmou o vice-presidente.

Fonte: Máquina do Esporte

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Benê Lima