Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, abril 02, 2010


Milan divulga acampamento em seis cidades e planeja desenvolvimento de CT no Brasil
Proposta ‘embrionária’ seria para o ano que vem; Baresi vê semelhanças entre escolas italiana e brasileira
Equipe Universidade do Futebol

Programa de férias temático de futebol, o Milan Junior Camp, desenvolvido pelo próprio clube italiano e praticado por meninos e meninas em todo o mundo, chega ao Brasil. Durante uma semana, seis cidades brasileiras receberão o módulo de treinamento, em acomodações de alto-padrão, sob a coordenação de treinadores das categorias de base rossoneri.

O alvo do acampamento é o desenvolvimento da prática de futebol, sem a exigência de nenhum teste de habilidade futebolística – apenas o gosto pela prática da modalidade e um investimento pomposo (R$ 1.980 no Rio e R$ 2.010 em São Paulo, por exemplo).

“A gente começa a olhar mais para o lado técnico. O Milan está muito focado no intercâmbio de metodologias. O Milan Lab, centro de excelência, agora tem versão júnior”, explicou Mauro Silva Corrêa, da Golden Goal Sports Ventures, que divulga ações do Milan e ciceroneou o ex-zagueiro Franco Baresi pelo país.

“Não acho que seja uma questão de rico ou pobre. Há talento em todos os níveis. Mas o objetivo maior do Milan Camp não é descobrir talentos, é formar as crianças, dar valores”, acrescentou.

O executivo comentou ainda que o time italiano tem promovido Camps também para crianças menos favorecidas, como nas cidades de Pato Branco-PR, Criciúma-SC e mesmo na Fundação Gol de Letra, que tem Leonardo, atual técnico do Milan, como um de seus responsáveis.

Ao final de cada evento, um participante será sorteado para uma viagem a Milão, onde jogará uma partida amistosa, o Milan Junior Camp Day e assistirá uma partida do time principal pelo Campeonato Italiano. Mas os voos em terras brasileiras são mais amplos.

“Vamos ter juvenis aqui, treinadores morando aqui, fazendo análises, relatórios, trabalhando localmente. Seria um centro de treinamento. É uma coisa embrionária. Estamos pensando para meados de 2011", explicou Corrêa, ainda em entrevista à Folha de S. Paulo, sobre o plano de ter uma filial fixa no Brasil.

Algumas pesquisas indicam que o Milan é o time estrangeiro com mais torcedores nas principais capitais do país – além de São Paulo e Rio, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza e Recife recebem o Camp.

O Milan inclusive vem cada vez mais realizando investimentos nesse sentido, como a versão de seu site em português e a contratação de vários representantes da nação pentacampeã mundial.

“O Milan sempre gostou de jogadores técnicos. Por isso vem contratando vários brasileiros, como Cafu, Serginho, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo, Kaká...”, comento Baresi.

Para ele, o futebol brasileiro aprendeu muito com o italiano e, por isso, há na seleção de Dunga tantos defensores que atuam na Itália.

“A seleção brasileira é objetiva, Dunga se preocupa muito com o sistema defensivo. O futebol brasileiro devia agradecer ao italiano. Na Copa de 1982, não havia muitos brasileiros atuando na Europa. Se houvesse, talvez [o Brasil] tivesse ganho o Mundial”, completou o defensor, reserva em 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima