Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, abril 18, 2010

Para psicologia do esporte, camisa vermelha de goleiros dificulta conversão de penalidades
Estudo desenvolvido por universidade britânica aponta para estresse promovido pela cor mais quente
Equipe Universidade do Futebol

As cores quentes estão associadas a sensações de calor e adrenalina. São consideradas “excitantes”. No círculo das cores primárias, derivam do amarelo, do laranja e do vermelho. Expressas nas camisas de goleiros, tais tonalidades dificultam o acerto de penalidades máximas. É o que indica estudo promovido pela Universidade de Chichester.

O levantamento analisou 40 jogadores que efetuaram cobranças de pênalti contra um goleiro que ia trocando o seu uniforme a cada chute. O resultado mostrou que apenas 54 % das finalizações tiveram sucesso quando o defensor estava trajando a cor vermelha.

O percentual foi majorado diante dos tecidos amarelo, azul e verde – respectivamente, 69%, 72% e 75% de aproveitamento.

Especialista em psicologia do esporte e ligado à universidade, Iain Greenlees acredita que o batedor pode ter se distraído a partir do estímulo despejado por cada cor em determinadas situações de pressão.

“Temos evoluído nessa associação do perigo com a cor vermelha, a dominância ou a raiva e, nas situações de grande estresse, em que temos de prestar mais atenção às ameaças do nosso meio”, comentou Greenless.

Entretanto, vê como “tarde” para mudar totalmente o conjunto que os goleiros usarão na Copa do Mundo de 2010 – a cor poderia ser inserida em detalhes, como chuteira e luvas.

Peter Cech, goleiro do Chelsea, por exemplo, é um dos que acredita na influência da cor no momento dos arremates. Dá preferência aos uniformes na cor laranja.

Em três edições recentes de Mundial (1990, 1998 e 2006), com Peter Shilton, David Seaman e Paul Robinson no gol, o English Team acabou eliminado precocemente da competição. Coincidência ou não, todos usavam camisas verde, azul ou amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima