Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, abril 06, 2010

Os melhores livros sobre futebol em 2009
Foram publicadas 137 obras no ano passado tendo o futebol como tema. E, como não poderia ser diferente, muitas ficaram fora da lista
Domingos Antonio D´ Angelo Junior

Desta vez, preferimos aguardar um pouco mais para escolher os melhores da temporada 2009, procurando conhecer todas as publicações do ano passado.

A escolha foi difícil, em razão do excesso de “craques”, conforme se pode ver pelos números abaixo.

Foram publicadas 137 obras em 2009 tendo o futebol como tema. Em 2008, tal marca atingiu o patamar de 93; em 2007, por exemplo, 55, com outras 146 obras em 2006 (ano de Copa do Mundo).

Podemos considerar que tivemos um excelente ano, com muitas e ótimas publicações, o que, como escrevemos acima, dificultou a escolha da “seleção”.

Estimamos que para 2010, com a Copa do Mundo, teremos outras tantas publicações.

Em toda a escolha dos melhores, acabaram ficando de lado excelentes publicações. Necessário citar algumas obras que ficaram nesta situação:

1) A coleção “Paixão entre linhas” dos 12 maiores clubes do futebol nacional, publicada pela Editora Leitura. Para cada um desses clubes foi lançado um kit com três livros: 1 livro infantil em quadrinhos, 1 livro pocket - O Time do Meu Coração e 1 Livro-Memória, com títulos variados.

2) A coleção “Os Dez Mais...” editada pela Maquinaria do Rio de Janeiro, que publicou em 2009 cinco livros “Os Dez Mais...” do Palmeiras (Mauro Beting), Fluminense (Roberto Sander), Botafogo (Paulo Marcelo Sampaio), Internacional (Kenny Braga) e São Paulo (Arnaldo Ribeiro).

3) Menção deve ser feita à coleção “Meu Pequeno...” da Editora Belas Artes/Caxias do Sul, que em 2009 publicou “Meu Pequeno...”: Coxa-Branca (Guta Stresser), Palmeirense (Soninha), São-Paulino (Nando Reis), Tricolor (Evandro Mesquita) e Vascaíno (Fernanda Abreu).

4) Como exemplo e buscando incentivar outros autores, devemos mencionar o livro “Milani - O artilheiro aviador”, escrito pelo jovem jornalista Gustavo Longhi de Carvalho, que neste difícil mercado editorial brasileiro editou sua obra feita com base em excelente pesquisa e escrita de forma muito interessante.

Algumas outras obras deixam de ser indicadas, muito mais por um critério subjetivo da escolha, do que do seu valor. Outras tantas por terem um preço proibitivo para a maioria.

Como de praxe, fazemos nossas 11 indicações, afinal, o tema é futebol!

A Democracia Corinthiana Práticas de Liberdade no Futebol Brasileiro
Autor: José Paulo Florenzano
Editora: Educ/SP
N° de páginas: 509

A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil
Autores: Rodolfo Rodrigues e Paulo Gini
Editora: Panda Books/SP
N° de páginas: 274

Brasil x Argentina - Histórias do Maior Clássico do Futebol Mundial
Autor: Newton César de Oliveira Santos
Editora: Scortecci/SP
N° de páginas: 614

Didi - O Gênio da Folha-Seca
Autor: Péris Ribeiro
Editora: Gryphus/RJ
N° de páginas: 251

Futebol no país da música
Autor: Beto Xavier
Editora: Panda Books/SP
N° de páginas: 275

Timão 100 Anos: 100 Jogos, 100 Ídolos
Autor: Celso Unzelte
Editora: Gutenberg/BH
N° de páginas: 192

O Futebol Explica o Brasil
Autor: Marcos Guterman
Editora: Contexto/SP
N° de páginas: 270

Enciclopédia do Futebol Gaúcho - Vol. I - Ídolos e Craques
Autores: Marco Antonio Damian e Cesar Freitas
Editora: Passografic/Passo Fundo
N° de páginas: 336

Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro
Autor: Maurício Noriega
Editora: Contexto
N° de páginas: 255

20 anos da Copa do Brasil
Autores: Alex Escobar e Marcelo Migueres
Editora: Viana & Mosley
N° de páginas: 220

Almanaque do Futebol SporTV
Autores: Gustavo Poli e Lédio Carmona
Editora: Casa da Palavra
N° de páginas: 340


*Domingos Antonio D'Angelo Junior é colaborador da Universidade do Futebol e um dos componentes do Memofut - Grupo Literatura e Memória do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima