Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Conselhos para os que querem trabalhar com futebol nos Estados Unidos
Agremiações profissionais funcionam como no Brasil; agentes restringem bastante o acesso de um jovem ingressado na carreira sem muita experiência
Hélio D ana

A profissão de técnico de futebol nos Estados Unidos é bastante assediada por brasileiros. Por um lado, a qualidade do profissional brasileiro é inquestionavel. Por outro, a atração às condições de trabalho na América do Norte também deixa pouca dúvida.

Na minha concepção, são quatro as possibilidades de trabalho: no nível profissional, no nível universitário, no nível de high school, e no nível de clube.

As agremiações profissionais funcionam como no Brasil, e as transações entre clube e técnicos são feitas por agentes e restringem bastante o acesso de um jovem ingressado na carreira sem muita experiência.

Enxergo a porta de entrada para uma carreira de técnico nos EUA por um caminho bem específico: o cargo de assistente graduado de universidades (graduate assistant coach). Isso porque esse cargo envolve a ida do jovem aos EUA a fim de fazer o mestrado e, a partir daí, resolver os dois principais empecilhos ou dificuldades de se trabalhar nesta localidade: o domínio da língua e o visto de trabalho.

É facil para o leitor entender que um jovem que queira trabalhar como técnico nos EUA (seja em universidade, high school, clube, ou até no profissional) tem que falar o inglês e estar legalmente apto a trabalhar no país.

Mas uma exigência a mais entra na equação: a maioria das oportunidades de trabalho aqui exige formação acadêmica.

Portanto, a solução está na posição de graduate assistant coach. Grande parte das universidades aqui oferecem essa posição. Os (as) jovens que exercem essa função recebem bolsa de mestrado, e normalmente moradia e alimentação para ajudarem a comissão técnica a desenvolverem seu trabalho dentro e fora do campo de futebol (há funções administrativas, monitoramento acadêmico de atletas, recrutamento, etc., que se juntam às funções clássicas de treinos e jogos).

A vantagem de se exercer o cargo de graduate assistant coach é que muitas universidades aceitam jovens com um nível de ingles menos aprofundado que exigiriam da comissão técnica. Assim, durante os estudos de mestrado, os (as) jovens podem aprofundar o domínio da língua até se formarem. Mas o leitor tem que entender uma coisa: nenhuma universidade vai aceitar a vinda de um graduate assistant coach que não fale nada de inglês...

Normalmente o graduate assistant leva dois anos para se formar no mestrado. Uma vez isso acontecendo, eles (as) recebem o direito de trabalhar legal e automaticamente por um ano (esse processo se chama de OPT ou Optional Practical Training ou Treinamento Prático Opcional).

Durante esse ano de OPT, o treinador (a) pode trabalhar nas diferentes instituições (universidades, high schools, clubes) sem problemas. Neste periodo, o treinador (a) pode ser remunerado normalmente, de acordo com as leis trabalhistas americanas. Uma vez esse ano sendo completado, cabe ao empregador fazer o pedido de visto de trabalho (chamado de H1B) se estiver satisfeito com o desempenho desse (a) jovem. Daí uma carreira se inicia!

Mais uma vantagem da entrada no campo por esse processo é o fato de as leis trabalhistas serem bastante restritas. Quem não tem mestrado aqui tem chances muitíssimo menores de obter um visto de trabalho. Isso é porque quanto mais capacitado o trabalhador (a), maior a chance de visto.

A maneira de se ficar de olho em oportunidades para se trabalhar como graduate assistant é checar os websites que divulgam cargos abertos. Uma é página que divulga para as escolas da liga NCAA (National Collegiate Athletic Association of America). O endereço eletrônico é: http://ncaamarket.ncaa.org/search.cfm (use a palavra soccer na busca e veja os cargos abertos).

O outro site divulga escolas da liga NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics): http://naia.cstv.com/member-services/careers/index.htm (clique na opção graduate assistant).

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima