Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, novembro 28, 2011

Assessoria esportiva: uma maneira de se treinar com mais segurança e foco

 

Presencial ou à distância, muitas pessoas têm recorrido aos grupos especializados para alcançar mais rápido os seus objetivos e evitar lesões

Por Paula GabrielleGloboesporte.com

Quer melhorar sua performance e evitar lesões? Que tal recorrer a uma assessoria esportiva? Muitos já ouviram falar nelas, mas não fazem muita ideia de como funcionam. Especializadas em exercício físico, as assessorias dão todo o suporte para o treinamento dos corredores que praticam o esporte e buscam a superação de limites de forma eficiente e saudável.

Um dos treinamentos semanais  (Foto: Arquivo pesoal)Um dos treinamentos semanais realizados pela assessoria Branca Esportes (Foto: Arquivo pessoal)

Praticar corrida exige força de vontade, entusiasmo e orientação. Pensando nisso, o professor de Educação Física e técnico de Triatlo, Vanderlei Carlos Severiano, o Branca, criou uma assessoria especializada em corrida, maratona, caminhada, duatlo, triatlo e ciclismo.

- A ideia de ser treinador e professor foi um sonho de criança. Quando eu era atleta, dava dicas para as pessoas, mas quando eu me formei, mais pessoas vieram falar comigo. Fui sócio de um médico, tivemos clínica de medicina esportiva, o grupo de trabalho cresceu e montei a assessoria. Como sempre participei de provas de pista e corrida, queria participar do sonho das pessoas, queria mostrar que todos podem se superar.

“Como sempre participei de prova de pista e corrida, queria participar do sonho das pessoas, queria mostrar que todos podem se superar”
Branca

Uma vez por semana há encontros para todos correrem juntos e serem observados pelo profissional. Os treinamentos são realizados através de planilhas individuais e relatórios semanais ou quinzenais, de acordo com a adaptação e a necessidade de cada pessoa. Uma equipe especializada, formada por nutricionista, endocrinologista, cardiologista, psicólogo, fisioterapeuta e massoterapeuta, está sempre à disposição do atleta assessorado para melhorar seu condicionamento físico, contribuindo para que o indivíduo pratique exercícios regularmente.

Se você é de uma cidade que não tem uma dessas assessorias, não desanime! Dario Garcia, estudante de medicina, mora em Marília (interior de São Paulo, a 460km da capital), e faz acompanhamento à distância há um ano no Branca Esportes, que fica em São Paulo. Para o jovem de 25 anos, foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado porque, além de correr melhor, não teve mais lesões.

- Eu corro faz sete anos, mas montava meus próprios treinos. Corria só por prazer, mas corredor é muito teimoso e cometemos muitos erros quando treinamos sozinhos. Exageramos, descansamos pouco e, com isso, surgem as lesões. Tive algumas e você tem de ficar sem correr pra se recuperar, é muito ruim. Comecei a me interessar por bons tempos s e segui os conselhos pra começar a fazer musculação para fortalecer os músculos e tendões, evitando as lesões.

Dario na maratona de Saão Paulo (Foto: Arquivo pesoal)Dario na Maratona de São Paulo em 2010
(Foto: Arquivo pessoal)

Dario é uma das pessoas que passaram a se destacar depois que procuraram a ajuda especializada. Sua primeira prova foi a Maratona de Internacional São Paulo, decidiu corrê-la e montou seu próprio treino. Chegou a completar a prova em um bom tempo, mas muito longe do que poderia fazer se estivesse sendo acompanhado por um especialista, como acontece hoje. Disputou, novamente, essa mesma maratona, no ano seguinte, já treinando com o Branca, e baixou seu tempo em 24 minutos. Feito espetacular!

- Meus tempos baixaram demais, nunca mais tive lesões, ganhei eficiência em meus treinos, passei a compreender que descanso também é treino e a ouvir meu corpo. Cada prova que corro meus tempos são melhores. Organizo uma periodização com o Branca, escolhendo provas pra correr. Ele monta uma planilha de treinos, objetivando essas provas, e o resto é por nossa conta. Não tem segredo ou fórmula mágica. O negócio é treinar e treinar.

Se você ainda está se perguntando como funciona esse trabalho com o treinador morando em um lugar e o corredor em outro, veja as respostas! Pode ser feito de duas formas. A primeira, e mais comum, é cada pessoa ter seu médico na sua própria cidade, fazer todos os exames pedidos pelo profissional e enviar para ele avaliar e montar o treinamento de acordo com os resultados. A outra é ir até o local da assessoria, uma ou duas vezes por mês, para se consultar com a junta médica e os especialistas do grupo para, aí sim, preparar a planilha.

- Sempre tive alunos de outros estados. Atendo pessoas até do Panamá. Cada um tem a sua planilha direcionada e me dá o retorno do que sentiu no treinamento, pessoalmente ou por mensagens, telefonemas e e-mails. Tem que ter dedicação de ambas as partes. Há os encontros semanais de acompanhamento e treinamento com toda a equipe. É como se fosse um casamento (risos) - disse Branca com sorriso no rosto.

Assessoria também é amizade

Como uma assessoria é composta por pessoas que sempre treinam juntas e viajam para competições, todos acabam tendo muito contato e criam intimidade, inclusive com o treinador. Independentemente dos objetivos de cada um, começa a haver identificação entre os corredores que formam um grupo forte e unido.

Amizade entre corredores e treinador (Foto: Arquivo pesoal)Amizade entre corredores e treinador é fundamental
(Foto: Arquivo pessoal)

- Como todos estão num caminho só, com o objetivo da corrida e da caminhada, consigo unir todos os níveis sociais. Tenho pessoas, na minha assessoria, que são ultramaratonistas e outras que são amadoras, mas todos têm uma preocupação comum, que é a de se superar sempre. Na corrida, os desafios são mais pessoais. Eles acabam formando um grupo de amigos voltados à saúde. Com isso, consigo unir todas as classes sociais e idades.

Para os treinadores, não basta somente enviar uma planilha de treinamento. É necessário manter contato constante com o atleta, saber o que ele está sentindo e esclarecer as dúvidas. É preciso ligar para e conversar sobre seus objetivos e pautar as estratégias. Enfim, oferecer todo o suporte necessário e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o assessorado a bater as suas metas.

- Detectamos várias situações, inclusive ansiedade, por estarmos observando. O importante é tentar dar todo amparo. Ir à competição, dar atenção e montar uma tenda, que é um ambiente que colhe quando o atleta está cansado ou precisa de força, é fundamental. O meu grupo é bem heterogêneo, mas nós somos uma família.

As dicas dos entrevistados

- Eu acho que quem corre sozinho deve procurar uma assessoria. Tem que dar uma pesquisada, procurar profissionais e falar com cada um pra se identificar com um grupo. Se a pessoa quer atingir a meta dela, tem que ter orientação de um profissional. Se participar de um grupo, com certeza vai ser fácil alcançar o objetivo. Vai ter mais motivação, vai distrair, fazer amizade. Tudo melhora! O próprio astral da assessoria é muito legal – afirmou o professor Branca.

- Por experiência própria, digo que todo corredor deve procurar uma assessoria séria para acompanhá-lo, pois correr vai muito mais além do que vestir um tênis e roupas de corrida e sair pelas ruas. O profissional especializado em corrida é imprescindível para que se possa ter uma vida longa no esporte, mesmo que não se vise performance, mas para evitar erros e, com isso, as lesões – concluiu o estudante de Medicina, Dario.

Branca e Dario na tenda montada na Maratona São Paulo neste ano (Foto: Arquivo pesoal)Branca e Dario na tenda montada na Maratona Internacional de São Paulo neste ano (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima