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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, novembro 19, 2011

A importância das ações de marketing para o sucesso das franquias de sucesso

A primeira coisa que você precisa saber é que as franquias de sucesso, com o objetivo de se manterem e expandirem os negócios dos franqueados, realizam ações de marketing

Por Letícia Maria Gomes

Deseja abrir uma franquia na sua cidade e não sabe como funciona para promover a marca? A primeira coisa que você precisa saber é que as franquias de sucesso, com o objetivo de se manterem e expandirem os negócios dos franqueados, realizam ações de marketing.

Essas ações são conjuntas e lineares, atendem às necessidades de toda a rede e são campanhas promocionais ou institucionais. Juntas formam o Macro Marketing, que, por sua vez, visa à visibilidade nacional da franquia. Ele consiste em ações definidas pela rede franqueadora, as quais são baseadas no conceito e público-alvo gerais do grupo, sem especificar as diferenças regionais de cada unidade. O Macro Marketing é muito usado pelas franquias baratas e lucrativas, que investem na publicidade para ter cada vez mais sucesso em todo o país.

Uma das vantagens deste plano de marketing amplo é que uma campanha promocional, se reunir toda a rede, pode oferecer mais prêmios e com valores bem mais altos do que se a mesma ação fosse realizada por só uma unidade.

Porém, o perfil e o desejo do público podem variar de região para região. Para suprir as necessidades individuais de cada unidade franqueada existe o Micro Marketing, ou marketing local, que é basicamente a personalização das ações gerais do grupo. Para ter sucesso, fique atento aos pontos onde vai realizar a ação e qual é a melhor publicidade para aplicar na sua região. Vale lembrar que o marketing local é feito com custos totais do franqueado.

Todas as ações de marketing juntas fazem parte de um planejamento, na maioria das vezes anual, feito pela rede de franquias e que é analisado para saber quais os resultados está gerando. O planejamento, aliado às ações locais, ajuda a definir a evolução da campanha, as demandas do mercado e mostra quem é o público-alvo de cada unidade, além de suas respectivas necessidades e desejos. Aponta ainda a concorrência e a melhor maneira de se posicionar no mercado.

Assim, podemos perceber a importância do marketing e como é lucrativo investir em publicidade para o público local. Uma dica bem válida é utilizar as redes sociais como meio de comunicação para divulgar os produtos e serviços e até como uma forma de marketing de relacionamento com o cliente!

Letícia Maria Gomes - Instituto MED PREV.

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