Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, novembro 22, 2011

A influência da prática do futsal em atletas de futebol do Santos Futebol Clube

Virtudes, contribuições, prejuízos, legados e princípios gerais que as modalidades oferecem a cada um de seus praticantes; como realizar a transição de maneira positiva?
Renato Osis da Silva

Introdução

 

O futebol é a modalidade esportiva mais praticada em todo mundo, tendo no Brasil uma popularidade indescritiva, sendo o país com o maior número de praticantes, 11 milhões de adeptos segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol Association). Apesar de toda a desorganização e falta de profissionalismo por parte de diversos responsáveis, a cada dia o número de adeptos cresce em relação a outras modalidades.

Ainda de acordo com a entidade máxima do futebol, existem 1,7 milhões de praticantes do sexo masculino e mais de 175 mil do sexo feminino. Atualmente, a Fifa possui um milhão e meio de praticantes confederados e a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) possui mais de trezentos e trinta mil inscritos.

Ligado ao futebol, o futsal vem adquirindo esses números por consequentes adaptações do jogo, pela forma dinâmica e pela falta de espaços físicos para a prática do futebol. Esse aspecto tem tido relevância, pois a falta de segurança, a diminuição das áreas de lazer e casas, que normalmente teriam um quintal para essa prática, mesmo que lúdica, deixaram de fazer parte da infância dessa geração atual e a que está por vir, inibindo assim uma vivência tão importante para aquele futuro jogador.

Por se adaptar a pequenos espaços e tipos de materiais, como bolas, metas e demarcações, o futsal propicia uma prática rápida, sem depender de outros fatores que o futebol exige, dificultando e privando o exercício desportivo.

Diversos jogadores conseguiram ter essa infância repleta de experiências motoras por diversos fatores que o meio os proporcionaram, onde carregarão pro resto de suas vidas, que sem barreiras, puderam aproveitar todas as formas de prática motora, tomada de decisão, contribuindo para uma boa formação e desenvolvimento futuro dentro do futsal e futebol.

Por percebemos grandes jogadores hoje terem tido um ponto de partida no futsal, resolvemos pesquisar sobre essa questão, ou seja, se o fato de um jogador demonstrar um bom desempenho no futebol, relacionando diversos fundamentos como passe, drible, velocidade, condução de bola, finta, entre outras, é recorrente a questão da sua iniciação ter sido no futsal. Diversos fatores podem influenciar em seu futuro no futebol onde essa passagem exige sensíveis modificações na forma do jogo (fatores telespectadores).

Optamos por entrevistar atletas de categorias de base e comissão técnica. Essa questão é atual, mas pouco estudada, tendo como consequências um desconhecimento das pessoas diretamente ligadas ao esporte e na maioria das vezes a esta transição que o atleta passa do futsal para o futebol, tendo em vista um futuro mais promissor para o mesmo.

Outra questão encontrada é a preocupação com o alto nível de exigência física e mental dos jogadores, pois um mesmo atleta pratica futsal e futebol conjuntamente, participando muitas vezes de dois jogos e treinos por dia, o prejudicando com um estresse muito grande. Essa prática precisa ser dosada pelas duas partes, tanto o futsal como o futebol tendo um planejamento adequado, respeitando as suas individualidades gerais.

Iremos abordar assuntos relacionados diretamente ao futsal e ao futebol, e as mudanças na transição de uma modalidade para outra, exigindo uma adaptação do atleta. Além de virtudes, contribuições, prejuízos, legados e princípios gerais que essas modalidades tão populares estão trazendo para cada praticante. 

Para ler o conteúdo na íntegra, clique
 
aqui.

Tags: brasil, futsal, Santos, talento, categorias de base

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima