Eduardo Pontes
Boa quinta-feira a todos! Como muitos já sabem me chamo Eduardo Pontes e estou aqui toda quinta falando sobre futebol feminino.
Hoje irei abordar alguns aspectos da gestão e planejamento no futebol feminino e vamos começar tocando em na questão do trabalho do técnico de Seleção. Darei também exemplos de planejamento e de ações de marketing.
Técnico da Seleção deve ser técnico apenas da Seleção?
Na era Kleiton Lima houve grande questionamento pelo fato do técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino acumular a função de técnico pelo clube em que trabalhava paralelamente com o cargo de técnico da Seleção. Enquanto isso, no futebol masculino, este acúmulo de funções não acontecia.
O técnico da Seleção masculina, ao aceitar o cargo da CBF, abria mão do trabalho em seu clube e se focava no planejamento e trabalho com a camisa canarinho.
E o que é certo?
Vou expor aqui minha visão global como gestor esportivo e em cima dessa questão, aos poucos, entrarei na gestão e planejamento da modalidade e a necessidade de ver o esporte como negócio.Quando o técnico é convidado a se tornar o técnico da Seleção de seu país cabe a ele fazer duas escolhas: Aceitar ou declinar do convite.
Caso aceite o correto é abrir mão de um trabalho paralelo como técnico. Assim o profissional poderá fazer um planejamento e discuti-lo com a CBF. Traçar metas e objetivos, cronograma de trabalho e ainda dedicar-se à avaliação de atletas em equipes por todo território nacional e até fora dele.O COMPROMETIMENTO é peça FUNDAMENTAL para que o trabalho seja bem conduzido e os resultados esperados, traçados durante o planejamento junto à confederação, sejam alcançados. Para que resultados sejam alcançados a dedicação exclusiva à Seleção deve ser adotada, até mesmo por questão de profissionalismo.
E o gestor?
Um gestor visa resultados a curto, médio ou longo prazo.
Falando de futebol feminino, prefiro o planejamento de longo prazo. Mas independente do prazo, disse e repito, é necessário COMPROMETIMENTO do profissional, seja ele técnico ou dirigente.Código de ética e planejamento:
Primeiramente devemos concordar que falta a várias modalidades desportivas no Brasil que sejam vistas por seus gestores com NEGÓCIO.O esporte deve ser gerido como uma empresa e, obviamente, planejado como tal. Logo toda instituição Desportiva deve ter um CÓDIGO DE ÉTICA.
Código de ética é um instrumento que visa a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve como ponto de orientação para deixar clara a posição da empresa perante seus diferentes públicos. Seu conteúdo deve ser refletido nas atitudes das pessoas tendo apoio na administração da entidade que deve ser respeitado e vivenciado tanto pelo empregado mais antigo quanto pelo mais novo contratado mostrando o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários.
E o planejamento?
Em uma confederação (e também em clubes) deve existir um planejamento bem definido, de longo prazo, sucinto, onde qualquer técnico, preparador e até mesmo um novo diretor que assuma por algum motivo no meio da caminhada, seja capaz de compreender os objetivos e tocar o negócio dali em diante. Tudo deve estar bem definido em todo organograma da entidade e as responsabilidades de cada área bem dividida e atribuída (Diretoria de Seleções, Marketing, Financeira, Competições, etc.).
O planejamento deve ser realizado desde a base até a equipe principal e deve envolver todos os aspectos da gestão e marketing.Deve ser organizado um calendário com todas as competições a serem realizadas nas equipes sub-15, sub-17, sub-20 e adulta. Posteriormente deve-se definir como será a preparação de cada categoria no decorrer do ano.
EXEMPLO: Veja como eu faria o planejamento básico da confederação para a Seleção de Futebol Feminino na temporada 2012 atentando as observações. (descrição apenas do primeiro ano de planejamento)
ANO -2012:
- Quantos e de onde são os clubes de futebol trabalham com cada categoria;
- Quantas jogadoras estão em transição entre as categorias;
- Calendário de competições nacionais, regionais e estaduais de cada categoria;
- Como serão observadas as jogadoras, quando e quem será o olheiro;
- Datas das competições oficiais da Seleção;
- Melhores datas para amistosos;
- Locais dos amistosos; *
- Criação de página personalizada para o futebol feminino dentro do site da confederação contendo todos os dados citados acima e com notícias constantemente atualizadas sobre clínicas de futebol e afins;
- Tempo necessário e datas de preparação de cada categoria na Granja Comary;
- Datas das convocações para amistosos;
- Datas das convocações para competições oficiais;
- Metas de cada Seleção por categoria, competições e definição de premiação individual e/ou coletiva da comissão técnica;
- Criação de clínicas de técnicos para aperfeiçoamento técnico e tático (e observação);
- Data e local onde serão realizadas as clínicas;**
- Avaliação de desempenho dos técnicos e comissão técnica, batimento de metas da comissão técnica de cada categoria de acordo com o plano de negócios. (Verificar a necessidade de manter o cronograma ou realizar correções no planejamento);
- Análise de desempenho anual das atletas convocadas (pontos fortes, fracos, o que pode melhorar). FIM DE TEMPORADA
*QUANTO AOS LOCAIS DOS AMISTOSOS: Quando em território nacional a Seleção irá visitar pelo menos uma escola das proximidades de onde será realizado o amistoso no intuito de disseminar a imagem do futebol feminino nas escolas. Haverá entrega de brindes nas escolas (tipo de brindes a serem definidos com o marketing) e matéria para a página personalizada da modalidade;
** QUANTO ÀS CLÍNICAS PARA TÉCNICOS FUTEBOL FEMININO: Clínicas para formação, aperfeiçoamento e observação te técnicos de futebol realizadas em conjunto com as federações certificada pela CBF;
O ideal de um planejamento de longo prazo é que ele tenha um prazo estipulado de 4 a 5 anos, seja ele no clube ou na confederação.
Com um planejamento parecido com este que demonstrei a entidade consegue definir claramente datas e ações de marketing que podem ser adotadas.
- No caso do clube (se este já tem equipe sub-17, sub-20 e adulto), a partir do 1° ano de projeto deve ser criada ou melhorada sua página oficial;
- No 2° ano o clube pode criar sua escolinha de futebol feminino;
- A partir do 3° ano é possível expandir e até transformar a escolinha em franquia dentro do bairro, cidade ou estado. Pode ser criada também uma loja física e uma loja virtual vendendo produtos da equipe;
- No 4° ano é possível criar competições entre as escolinhas/franquias com nome e marca dos patrocinadores. O clube pode (e deve) ainda desenvolver um canal de transmissão dos jogos da sua equipe dentro da página oficial do clube;
- No 5° ano o projeto deve ser analisado e devem ser planejados mais 5 anos de planejamento. Em 5 anos o clube terá, pelo menos, triplicado sua receita, conquistado novos patrocinadores, ter sido campeão de no mínimo 3 campeonatos estaduais, 2 Copas do Brasil e 1 Copa Libertadores, sem contar o fato de virar referência na formação de atletas, convocações e transações internacionais na transferência de atletas.
No caso de um clube que esteja montando sua base o planejamento é ainda bem parecido, mas deve começar pelo planejamento de uma equipe sub-17 e adulta (por exemplo) bem como toda estrutura física existem ou não. Avaliação externa das ameaças e oportunidades, avaliação interna forças e fraquezas da instituição, criação da estratégia, avaliação e implementação da estratégia.
Não é difícil, basta querer! Dá retorno e pode ser muito lucrativo!Este é um assunto bem longo, mas creio que a exemplificação no decorrer do texto tenha possibilitado a muitos ter novas ideias de planejamento e ações de marketing no futebol feminino.
Atenciosamente,
Eduardo Pontes..
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
sábado, novembro 26, 2011
Gestão e Planejamento no Futebol Feminino: O Desporto visto como negócio
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Benê Lima