Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, novembro 02, 2011

Como marcar o Barcelona?

Com algumas ações táticas bem executadas é possível atingir uma das tarefas mais difíceis atualmente: superar a equipe catalã
Nicolau Trevisani Frota

Messi, Pichichi en la Champions

Quem é o melhor time do mundo atualmente? A resposta para essa pergunta é comum para a maioria dos amantes do futebol: o Barcelona.

Com um toque de bola envolvente, movimentações intensas, muitas jogadas de habilidade e muitos títulos, o time catalão é hoje o modelo a ser seguido por muitos treinadores e atletas. Mas ao mesmo tempo que muitos o dissipam, poucos conseguem desvendar: como marcar essa equipe?

Para mim, assim como para a maioria dos amantes do futebol, o Barcelona é sem dúvidas a melhor equipe do futebol mundial por principalmente dois fatores: a posse de bola e a intensidade de sua movimentação. Então, para marcá-lo, obviamente é necessário neutralizar em especial esses dois quesitos com ações táticas inteligentes.

Acredito em duas ações táticas interessantes que poderiam parar o Barcelona.

Em recente palestra de Carlos Alberto Parreira realizada na Federação Paulista de Futebol em conjunto com a Universidade do Futebol, um dos participantes levantou a possibilidade de pressioná-los nas laterais do campo, pois por ali o campo diminui e é mais difícil de manter a posse de bola quando se recebe pressão.

Outra ação interessante seria tentar inutilizar a impressionante posse de bola do Barcelona, tentando fazer com que a mesma se torne apenas uma “posse de bola de manutenção”, quando a equipe tem o controle, porém sem conseguir progredir em direção ao gol adversário ou criar jogadas de perigo.

Seria feita uma marcação setorial ou plantada, não deixando o Barça penetrar ou movimentar-se com tranquilidade.

Para dar resultado, porém, é preciso ressaltar que as ações precisam ser executadas com maestria e que nenhuma das possibilidades acima é verdade absoluta, mas, para mim, são as situações mais coerentes para marcar o Barcelona.

Tags: Barcelona, Sistema defensivo, Marcação, Setor Técnico, defesa

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima