Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, novembro 28, 2011

Avaliação do gramado do Stadium Rio, o estádio do Engenhão

Com a diminuição de carga de uso, a aquisição do SGL-Concept e o esforço conjunto de todos que atuam nesse palco, engenheiro agrônomo visa melhorar as condições de jogo
Artur Melo*

Chegando ao fim de mais uma temporada, e depois de 94 jogos oficiais de um total de 130 eventos que usaram efetivamente o campo (mais de 600h de uso), cumpre-nos informar, a respeito do gramado principal do Stadium Rio que, desde 2010, na súmula, o árbitro da partida registra a condição do gramado, classificando-o em: “bom”, “regular”, “irregular” e “ruim”.

Das 43 partidas da Série A do Campeonato Brasileiro realizadas no Stadium Rio (Engenhão) em 2011, com súmula divulgada até o momento pela CBF, tivemos a seguinte avaliação dos árbitros, no quesito gramado:

Bom/Regular = 29 = 69%

Irregular/Ruim = 09 = 22%

Não Consta Avaliação = 05= 9%

Embora tenhamos essa avaliação positiva resgistrada nas súmulas oficiais das partidas, continuaremos a trabalhar para termos melhores condições, em especial, tentando reduzir a carga de uso (sem paralelo nos estádios da primeira divisão nacional, com mais de 600h de uso efetivo do campo, até o momento) e tentando mitigar o sombreamento.

A impressão da opinião pública, embora muito importante, é de caráter subjetivo, e muitas vezes influenciável, enquanto que a estatística que levantamos nas súmulas oficiais das partidas, emitidas pelos árbitros, têm um caráter objetivo.

É feita por profissionais que apitam partidas em todos os gramados da Série A, pisam e correm em todos eles, portanto estão aptos a fazer comparações e emitir impressões objetivas sobre a qualidade do piso.

O campo não está em excelentes condições, isso é fato, e estamos cônscios dele, mas, apesar de tudo, conseguimos mantê-lo em condições de uso/jogo até o fim da temporada de 2011, com muito mais atividades e menos críticas que o ano passado.

Com a diminuição de carga de uso, a aquisição do SGL-Concept e o esforço conjunto de todos que atuam no gramado, poderemos melhorar mais ainda as condições de jogo. Esse é o objetivo de 2012: fazer do gramado do Stadium Rio um referência de qualidade.

Com o apoio da diretoria do Botafogo, sem o qual nosso trabalho não seria possível, continuaremos, de forma incansável, no trabalho de manutenção do gramado, para podermos oferecer cada vez melhores condições.

Agradecemos todo o apoio e compreensão.

*Artur Melo é engenheiro agrônomo especializado em gramados esportivos e responsável pelo projeto do Stadium Rio, o Engenhão.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima