Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, novembro 25, 2011

Kaiser investe em futebol para atrair classe C

RODRIGO CAPELO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

 

 

"Não poderíamos ficar de fora", avalia gerente da marca Kaiser - Fonte: Tanio Marcos / Divulgação
 

 

A Heineken, dona da cervejaria Kaiser desde janeiro de 2010, apresentou nesta quinta-feira (24) em evento em São Paulo o novo posicionamento da marca, e uma das plataformas a serem exploradas será o futebol. O plano é usar o esporte mais popular no país para divulgar a bebida, agora repaginada, sobretudo entre a classe C.

 

Na modalidade, a cerveja patrocina a Copa Santander Libertadores e é organizadora da Copa Kaiser, de futebol amador, ambos novos focos. "Nós estamos ligando dois momentos, quando nosso consumidor é o jogador, a estrela do espetáculo, e quando ele é torcedor, apaixonado pelo time", explica Vanessa Brandão, gerente da marca.

 

O reposicionamento da marca contribui para que Kaiser e Heineken não compartilhem o mesmo público. A bebida europeia, por sua vez, irá se concentrar em conseguir atingir a faixa mais alta das classes socioeconômicas. Para nortear esse planejamento, o grupo efetuou pesquisa com 4,5 mil entrevistados em 11 cidades brasileiras.

 

A cervejaria ainda mantém outras ações no esporte, como patrocínio pessoal a Mano Menezes, técnico da seleção brasileira; parceria com o G4, entidade composta por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo; e aporte à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Mas a Libertadores e a Copa Kaiser são, por ora, as principais apostas.

 

Durante o evento, a empresa recusou em diversas ocasiões fornecer números a respeito da participação de mercado atual. A única informação disponível é que o grupo Heineken, composto por todas as marcas que o compreende, entre elas a Kaiser, corresponde a 8,7% do mercado brasileiro. Mas não se divulga metas, nem detalhes.

 

O investimento feito nesse reposicionamento da marca tampouco foi revelado, mas afirma-se que é uma das prioridades no Brasil, e portanto consome a maior parte dos recursos existentes. "Nossa linha é gerar momentos de grande diversão, e, como brasileiro é apaixonado por futebol, não poderíamos ficar de fora", completa Brandão.

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima