Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 26, 2012

Apresentação, métodos de treinos e o trabalho de preparação física desenvolvido na Desportiva Ferroviária

Especialista em ciências do esporte e metodologia do treinamento, Wallaxe Pessanha fala sobre cotidiano de trabalho no clube capixaba
Wallace Pessanha* / Universidade do Futebol

Minha carreira dentro do futebol iniciou em julho de 2009. Quando cheguei no sétimo período no curso de Educação Física, fui fazer estágio na escola de futebol Real Espírito Santo. No meu primeiro ano como preparador físico, cheguei ao vice-campeonato da Copa A Gazetinha, competição que revelou atletas como Sávio, ex-Flamengo, Carlos Germano e Geovani, ex-Vasco, e Maxwel, atualmente no Barcelona.

Seguindo a rotina, graças ao trabalho bem feito, fui convidado pela escola de futebol CTCE – Santa Cruz, em 2010, onde fui campeão da Copa Guri de futebol infantil em cima da Desportiva Ferroviária. Foi quando o então diretor Marcelo Nogueira me convidou para ser o preparador físico da categoria sub-17 da Desportiva Ferroviária.

Logo que cheguei iniciamos a preparação para a Copa Espírito Santo, alcançando o quarto lugar. No ano seguinte, em 2011, disputamos o Campeonato Estadual sub-17, e conseguimos a vaga para a Taça São Paulo do ano seguinte, com uma campanha de 14 vitórias e uma derrota. No segundo semestre deste mesmo ano, houve a apresentação da categoria profissional; então, a diretoria da Desportiva Ferroviária me convidou para ser o preparador físico da equipe principal.

Nesta competição, chegamos ao vice-campeonato e consegui no primeiro ano trabalhando na categoria profissional ser eleito o melhor preparador físico desta competição.

Hoje, a Desportiva Ferroviária está em fase de reestruturação devido a alguns problemas administrativos e a questões políticas envolvendo venda de ações. Estamos hoje na Série B do futebol capixaba, mirando o acesso à elite do local.

O clube hoje é o 42o colocado no ranking da CBF, e recentemente teve um atleta convocado para a seleção sub-20, Pedro Magnago, de 16 anos – um vídeo seu foi visto e selecionado pelo técnico da equipe brasileira para o amistoso no dia 7 de junho contra a Costa Rica, em São Januário.

Nossa proposta de treinamento na categoria profissional relacionado à parte física está voltada para modelo em blocos ou de cargas concentradas (isso na etapa preparatória). Na etapa competitiva, dou ênfase aos trabalhos das cargas seletivas, quando realizo diferentes tipos de trabalhos em campo reduzido para fazer a manutenção da equipe.




Especialista em ciências do esporte e metodologia do treinamento, Wallace acredita que o futebol capixaba possa voltar à elite nacional

 

Na etapa preparatória, separo as qualidades físicas do futebol, tais como: resistência aeróbia e anaeróbia, flexibilidade, RML, agilidade, velocidade de movimento, força dinâmica e força estática.

Na etapa competitiva, se trabalharmos todas as qualidades com sucesso num tempo correto, chegando ao ápice de cada valência, adiantamos para a etapa de manutenção na parte física, liberando os atletas para os trabalhos com bola. Caso não tivermos tempo, prolongamos os dias para que os atletas possam chegar ao auge da forma física. Se a competição começou, equilibramos as cargas de treinos físicos com cargas de treinos técnicos táticos, para que os atletas suportem os jogos dentro da busca de resultados com sucesso.

Até o momento, através desses métodos adotados estamos obtendo grandes resultados. Com número baixo de lesões e a equipe se enquadrando facilmente nos sistemas de jogo escolhido pelo treinador.

Sabemos que o futebol atual tem um olhar para a Periodização Tática, mas em alguns lugares muitos profissionais não sabem o que evoluiu na modalidade. Talvez este seja um dos motivos pelos quais o futebol capixaba esteja na Série D do futebol brasileiro, algo muito distante de meados dos anos 80 e início dos 90.

Há alguns cursos no nosso Estado, sobre Ciências do Esporte, e as grandes empresas têm participado da estruturação dos clubes. Além disso, as diretorias dos clubes realizam trabalhos sérios. Mas os profissionais que trabalham no futebol capixaba devem estar atentos às novas tendências e também ter preocupação da importância em crescer no seu âmbito profissional.

Pode ser que na falta de atualização dos comandantes das comissões técnicas, profissionais atualizados dentro do futebol capixaba encontrem barreiras em realizar trabalhos diferenciados ligados à nova periodização. Na Desportiva Ferroviária, cada profissional tem sua linha de trabalho e exerce o seu método sem problema algum, com total liberdade. 


*Wallace Pessanha é formado em Educação Física pela Universidade de Vila Velha (UVV) no ano de 2009 e pós-graduado em Futsal e Futebol: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento pela Universidade Gama Filho (UGF – SP), em 2012

Contato: 
http://wallacepessanha.blogspot.com.br/
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima