Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, junho 30, 2012

Carlos Rogério Thiengo, analista de desempenho das categorias de base do São Paulo

Mestre em Ciências da Motricidade fala de rotina, integração com os profissionais e valor da tecnologia
Equipe Universidade do Futebol

Com o desenvolvimento tecnológico e a formação de futebolistas, não há como atuar no alto rendimento desamparado das ferramentas de análise de jogo. É dessa forma que pensa Carlos Rogério Thiengo, analista de desempenho das categorias de base do São Paulo. E ele tem capacidade de traçar esse cenário com propriedade.

No grupo de trabalho do qual faz parte, Thiengo atua com muitos jogadores, e a tecnologia é uma aliada no processamento e na agilidade para oferecer informações à comissão técnica. O alvo é básico é a preparação desses futebolistas.

“Priorizamos o pré-jogo e também o controle da carga de treinamentos. Hoje, minha atividade no setor é na elaboração de relatórios, auxílio da coordenação técnica, etc.”, resumiu Thiengo, nesta entrevista gravada em vídeo no próprio Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia.

Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro – 2011), graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru – 2006, Thiengo também possui experiência no ensino dos esportes coletivos (futebol e futsal).

No São Paulo, ele encontrou uma série de características que possibilitariam um estudo de sua pós-graduação: o histórico de formação de futebolistas do clube paulista, uma proximidade logística ao seu ambiente acadêmico e a propriedade de um centro referencial específico de jovens.

À Universidade do Futebol, o jovem profissional falou ainda sobre a influência do analista de desempenho na execução de atividades de treino e aprendizagem com a finalidade de incrementar a habilidade e a qualidade de um atleta que está se desenvolvendo e como é o intercâmbio de informações com os treinadores, preparadores físicos e o coordenador técnico.


TRAJETÓRIA ATÉ O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

"Sou graduado em Educação Física pela Unesp, de Bauro, e em 2007 trabalhei no Caribe, onde fiquei quatro meses. Tive um vínculo com o futsal, mas meus estudos sempre estiveram ligados ao futebol"
(Carlos Rogério Thiengo)


 

POR QUE ESCOLHEU O SÃO PAULO COMO OBJETO DE PESQUISA?

"O São Paulo é um clube que tem um histórico de futebolistas de alto rendimento formados pela instituição nos últimos anos"
(Carlos Rogério Thiengo)




FUNÇÃO E COTIDIANO

"A transformação do setor se deu após meu ingresso no clube. Antes era algo muito relacionado apenas com as capacidades motoras do futebilistas, e desde o fim de 2011 para cá, decidimos ampliar as funções que estavam designadas"
(Carlos Rogério Thiengo)



PAPEL DO ANALISTA NA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DE TREINAMENTO

"Atividade do analista é extrair conseguir extrair a informação que realmente é significativa à comissão técnica"
(Carlos Rogério Thiengo)



 

INTEGRAÇÃO COM PROFISSIONAIS DA COMISSÃO TÉCNICA

"São Paulo tem um ambiente muito fértil nas categorias de base, algo propício ao trabalho multidisciplinar e interdisciplinar. Temos a possibilidade de sempre discutir os problemas que aparecem"
(Carlos Rogério Thiengo)



AÇÕES NO PRÉ-JOGO, NO JOGO E NO PÓS-JOGO

"Meu trabalho está na elaboração dos conteúdos que serão ministrados. Priorizamos o pré-jogo, além do controle das cargas de treinamento" 
(Carlos Rogério Thiengo)




 

USO DA TECNOLOGIA ESPORTIVA: BRASIL X EUROPA

"O Brasil ainda engatinha em alguns processos da análise do jogo: muito do que é feito aqui está atrelado ainda ao modelo tradicional do scout e da quantificação, e não aos aspectos qualitativos"
(Carlos Rogério Thiengo)




PROPOSTA E DIRETRIZES DO MESTRADO

"Proposta foi fazer uma aproximação do autor que estuda os sabedores dos professores, o Tardiff, e a partir disso contextualizamos com o futebol"
(Carlos Rogério Thiengo)




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima