*Por Nei Grando
Inovação significa novidade ou renovação que se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Atualmente, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções, assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é a invenção que chega ao mercado.
“Se o mercado não existe, não importa quão inteligente você é.” – Marc Andreessen
A maioria dos investidores procura identificar três elementos principais nos negócios que lhe são apresentados como oportunidade: o mercado, a inovação e o produto, nessa ordem.
O segmento de inovação para atuação deve ser amplo o suficiente para tornar o negócio viável. A escolha do nicho específico e dos segmentos dos clientes, bem como profundo conhecimento sobre eles é fundamental. Além disso, o custo do cliente tem que ser bem menor do que a receita prevista para o fornecimento de produtos e de serviços a ele ao longo do tempo.
Com relação à equipe, os empreendedores precisam contar com ótimos profissionais, colaboradores multidisciplinares que atuem de forma proativa, complementar, sinérgica e orientada pelo foco de cada atividade. O ideal é que trabalhem o cliente simultaneamente ao produto, e para isso, é preciso de pelo menos dois sócios-fundadores com talentos e expertise específicos para lidar com clientes e resultados.
Para o produto, os investidores buscam por algo que possa ser inovador. Ou melhor, procuram por uma proposição de valor diferenciada da concorrência, que requeira baixo investimento inicial e proporcione uma boa margem de lucro, principalmente quando se trata de venda em escala. Querem que a oferta seja difícil de ser imitada, de fácil distribuição e venda, e principalmente, que possibilite receitas recorrentes.
Segundo o professor Clayton Christensen da Havard Bisiness School, além de observar os elementos anteriores, existem três tipos de inovação que criam oportunidades para o crescimento de negócios em geral:
- inovação de sustentação: ajuda as empresas a terem melhores produtos que podem vender por um lucro atrativo para os melhores clientes.
- produto disruptivo: é o que transforma produtos complicados e caros em artigos acessíveis, como a telefonia fixa para a telefonia móvel celular.
- inovação do modelo de negócio: não está diretamente ligado à tecnologia ou produtos, mas é umainovação que permite chegar a novos clientes a um custo mais baixo com uma maior eficácia do que anteriormente.
Por isso, prepare sua empresa para inovar, recriar ou surpreender o mercado seguindo essas premissas.
E você empreendedor, sente-se pronto para inovar?
Para inovar, é preciso abrir a mente e estimular a troca de ideias entre colaboradores e líderes. Para potencializar a comunicação da sua empresa, transforme a comunicação num ponto-chave para ter sucesso nos negócios. Conheça o Lync e tenha todos os benefícios da comunicação integrada com clientes, fornecedores e parceiros.
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
sexta-feira, junho 22, 2012
O que é preciso para inovar?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima