Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, junho 14, 2012

Pelé, Maradona, Messi ou Neymar: quem valeu mais aos 20 anos de idade?

O que cada um deles ganhou em se considerando este limiar de idade? Entenda os critérios de avaliação
Fernando Pinto Ferreira* / Universidade do Futebol











Por que e como fizemos esse estudo?

Uma das atividades da Pluri consiste na avaliação do valor de mercado de jogadores de futebol. Ao longo do tempo, desenvolvemos ferramentas capazes de avaliar um jogador a partir de critérios técnicos, que possibilitem dar maior qualidade e transparência ao processo de negociação de atletas, ao tornar este processo passível de uma mensuração mais objetiva.

A "Análise Pluri do Valor de Mercado" de um jogador é feita com a utilização de software próprio, o Pluri Soccermetric, desenvolvido pelas áreas de análise econômica e sport business da Pluri Consultoria.

Para este estudo, concentramos a avaliação na comparação dos resultados obtidos nas carreiras de cada jogador e na avaliação de seus respectivos skills. É importante lembrar que buscamos identificar qual o jogador mais valioso, e não quem foi o melhor, pois a avaliação do valor de um jogador vai muito além de sua qualidade técnica e habilidade.

A metodologia do Pluri Soccermetric utiliza instrumentos estatísticos e econométricos para avaliar o valor de mercado dos jogadores, considerando 61 critérios de avaliação divididos em 12 ítens: idade, fundamentos, qualidade técnica e encantamento, capacidade de definição de jogo, aspectos táticos, força e condicionamento físico, disciplina e espírito de equipe, nível dos campeonatos que disputa, condição clínica, conquistas, retorno de marketing, convocações para seleção.

A avaliação que fizemos de Pelé e Maradona considera os feitos dos mesmos nas respectivas épocas em que atuaram. Ou seja, não levamos em consideração se em épocas passadas (quando atuaram Pelé e Maradona) o futebol era mais ou menos difícil de ser praticado - deixamos isso para avaliação de torcedores e da imprensa esportiva.

Confira o artigo na íntegra clicando 
aqui.

*Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima