Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, junho 21, 2012

Estudo analisa patrocínios no futebol europeu

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

 

A International Marketing Reports, empresa especializada em marketing esportivo, realizou uma pesquisa sobre os patrocínios de camisa dos clubes europeus de futebol. Segundo o estudo, a Premier League é detentora da maior receita: 128 milhões de euros. O mais alto valor médio por time, no entanto, é da Bundesliga: 6,7 milhões de euros por equipe.

 

As duas ligas também ostentam as menores diferenças entre as quantias pagas às agremiações. Na Alemanha, enquanto a Deutsche Telekon dá 26,5 milhões de euros por ano ao Bayern de Munique, a AL-KO paga um milhão de euros no mesmo período ao Augsburg. Na Inglaterra, Manchester City e Manchester United ganham 22 milhões cada, de Etihad e AON, respectivamente. Já o Blackburn não possui patrocínio pago na camisa.

 

Situação diferente acontece na Espanha. Lá, os valores são mal distribuídos. O Barcelona recebe 32 milhões de euros anuais da Qatar Foundation, e o Real Madrid, 21 milhões de euros da Bwin. As outras 18 agremiações da liga, juntas, somam apenas nove milhões de euros por temporada. O país ibérico atravessa uma gravíssima crise financeira.

 

No total, os times de primeira divisão de Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, França e Holanda possuem uma receita de 458,2 milhões de euros com patrocínio de camisa. Em média, cada um recebe 3,95 milhões de euros.

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima