Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 26, 2012

Como é difícil fazer rádio neste plaga

"Caminho pela estrada seletiva da interdisciplinaridade, mas busco a senda transcendente da transdisciplinaridade." (Benê Lima)
(Trecho da Coluna “Com Pé e Cabeça” de 2009, mas que se mantém atual, sendo republicada por Edilson Aguiar)

Do ano de 2003 até aqui, entendo que já é tempo suficiente, para quem tem boa percepção das coisas, perceber o quanto é embaraçoso fazer rádio em nosso Estado.

Primeiro, não são muitas as pessoas dispostas a fazer rádio esportivo com seriedade, com dignidade e com qualidade. Antes disto, o que se pretende é apenas privilegiar o aspecto comercial, em detrimento dos demais componentes.

Também sei que a coragem de declarar meu repúdio pelo tipo de rádio que produzimos como regra, me fará angariar a antipatia de muitos. Isso, para ficar no mínimo. No entanto, estou disposto a pagar o preço, até porque não tenho mais idade para ilusões.

Porém, o preço que não aceito pagar é o do silêncio, da subjugação. Contudo, isso não significa dizer que eu não possua espírito gregário, que não saiba trabalhar em equipe, nem que eu seja inteiramente refratário às ideias dominantes e completamente inapto para lidar com as concessões.

Fico a me perguntar, que tipo de contribuição podemos dar ao nosso futebol, rezando por uma cartilha que só enxerga a vantagem e o utilitarismo oportunista? Ou, onde nos levará essa filosofia falsamente pragmática, de conteúdo anacrônico e anticientífico? Sinceramente, não dá para ser otimista, diante de um quadro tão desolador.

Sem o devido preparo, sem que reconheçamos e introjetemos a necessidade de realizarmos em nós as mudanças e os reparos indispensáveis, não há como ingressarmos na nova era do futebol. Uma era que requer descoberta exterior e interior, interação entre as disciplinas, ações centrípetas e não centrífugas, e, sobretudo, uma era que requer o rompimento com o preconceito e ideias preconcebidas, além de uma visão holística e transcendente.

Quem se habilita?
(...)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima