Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, junho 02, 2012

Sobre o imbróglio envolvendo times das Séries C e D

Justiça Comum (Golias) versus Justiça Desportiva (Davi)


Por ser uma justiça administrativa e de direito privado, a Justiça Desportiva fenece ante a Justiça Comum, o que vem em reforço da inevitabilidade dos conflitos entre uma e outra justiça.

Manda o bom senso, que desde que não haja grave violação de direitos fundamentais, não há porque a Justiça Comum modificar alguma decisão da Justiça Desport
iva. Ao contrário, a especialização da Justiça Desportiva deve ser alvo da atenção da Justiça Comum, a quem cabe referendar e manter as decisões dela emanadas.

De outra parte, vale ressaltar que há um flagrante conflito entre o art. 59 do Estatuto da FIFA e a Constituição Federal Brasileira em seu art. 5º, inc. XXXV. Enquanto aquela (FIFA) desautoriza por parte das agremiações a procura pelos tribunais ordinários para sanarem seus litígios, esta (Constituição Federal Brasileira) garante que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”, e é de onde se impõe a inconstitucionalidade de toda e qualquer disposição destinada a vedar ou tolher esse acesso à justiça. 

Vale dizer ainda, que essa aparente capitulação da Justiça Desportiva ante a Justiça Comum suscita, a meu juízo, uma ampla discussão sobre a legitimidade das decisões da Justiça Desportiva. Ademais, A Justiça Comum deve mensurar a extensão dos prejuízos que podem ser causados por suas decisões, levando em conta não só os aspectos jurídicos, mas sobretudo os efeitos deletérios sobre a comunidade desportiva.

Por Benê Lima

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima