Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, junho 01, 2012

Marketing no futebol: o caso América-MG

A importância do marketing esportivo como ferramenta de atuação no mercado do futebol: uma alternativa para os clubes de menor expressão do futebol brasileiro
Renato Lopes Moreira*

Resumo

A realização do presente estudo teve como objetivo analisar a situação de uma equipe de menor expressão do futebol brasileiro e o trabalho de marketing realizado pela diretoria do mesmo, a fim de buscar e criar novas fontes de receitas dentro do atual contexto de mercado do futebol.

Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e o objeto de estudo foi o América Futebol Clube, de Minas Gerais. O instrumento de estudo foi uma análise SWOT da situação atual do clube e uma análise das ações de marketing desenvolvidas no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2008, onde procurou avaliar o trabalho na área e ver se há a necessidade de sugestões e criação de um planejamento de ações específicas voltadas para a melhoria da área de marketing. 

Concluiu-se que o trabalho de marketing do América não atende as demandas do mercado, e aliado a uma situação de ambiente crítica que o clube se encontra, necessita de um plano inicial de ações específicas na área visando o acesso e sua consolidação no mercado futebolístico.

Introdução

Estádios lotados, clubes ricos, mercados alternativos explorados, ídolos mundiais em campo e faturamento de milhões de dólares são alguns dos pontos observados no futebol europeu. Lá, o futebol é administrado como um negócio que deve ser rentável e proporcionar aos seus clientes/torcedores sempre o melhor espetáculo. Os clubes são geridos visando o lucro e buscando, cada vez mais, fortalecer a sua marca no âmbito nacional e mundial.

Essa visão, quando voltada para o Brasil é bem diferente. Aqui os clubes ainda são, em sua grande maioria, administrados de forma passional e emocional. Com isso muitos se encontram endividados (alguns a beira da falência), onde a principal fonte de rendas é a comercialização de seus jogadores. A maioria não tem caixa para fazer investimentos ou contratações de impacto. Ainda são reféns das cotas de televisão, tem baixo investimento nas categorias de base e com pouco trabalho voltado para o torcedor, acreditando que somente lojas virtuais e um programa de sócio-torcedor bastam para sanar seus problemas econômicos e financeiros. 

A precariedade nas instalações dos estádios, baixa média de público, campeonatos regionais deficitários e falta de investidores no futebol agravam ainda mais o quadro atual de nosso futebol.

Diante desse quadro há a necessidade de mudanças urgentes no sentido de se buscar modelos alternativos de gestão dos departamentos de futebol, da base ao profissional. Os dirigentes, buscando novas fontes de receitas e mercados, devem investir na melhora da estrutura física de seus clubes, oferecer melhores condições de trabalho a seus funcionários, estabelecer e fortalecer sua marca, montar equipes fortes e competitivas para conquistar títulos, aumentar seu quadro de sócios e buscar a fidelização dos mesmos. Ou seja, como já aponta a legislação vigente, os clubes devem ser geridos como empresas que visam, sempre, o lucro. 

No Brasil, grandes clubes como: São Paulo, Cruzeiro, Santos, Internacional e Grêmio que já deram alguns passos em direção a esse modelo de gestão nos últimos anos colheram resultados positivos. Outros já começam a investir na profissionalização de seu futebol e, sobretudo, em marketing esportivo, buscando os mesmos objetivos. 

Neste cenário, até clubes de menor expressão do futebol brasileiro como América/RJ, Bangu/RJ, Remo/PA, Paysandu/PA, Santa Cruz/PE, América/MG, entre vários outros, que vivem períodos de ostracismo, sem grandes realizações ou feitos, endividados, com poucas alternativas de receitas, estrutura e recursos mal utilizados e um grau de dificuldade elevado para sair dessa situação, poderiam se buscar neste modelo alternativas para sua recuperação. 

E como o marketing poderia ser utilizado como instrumento para alterar esta situação?

Este trabalho buscar analisar a situação de um desses clubes, o América Mineiro, por meio da análise pelo método SWOT identificando seus pontos fracos, fortes, oportunidades e fraquezas e sugerir as mudanças que poderão ajudar o clube a reestruturar-se e adequar-se a uma gestão profissional.

Para a fundamentação de nosso estudo, torna-se necessário o estabelecimento do referencial teórico a ser utilizado e que permitirá a compreensão da evolução do estudo realizado. Apresentaremos os conceitos de Administração, Planejamento, Análise SWOT, Plano Organizacional Anual (POA) e Marketing que servirão de referencias para o desenvolvimento de nosso estudo.

Para ler o material na íntegra, clique 
aqui.

*Professor de Educação Física, pós graduado em Futebol - UFV/MG e Técnico em Ed. Física - CEDUFOP - UFOP/MG

Tags: américa, marketing, planejamento estratégico, negócios, indústria do futebol, investimento,clubes

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima