A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC) divulgou, na manhã deste sábado, um ofício endereçado ao presidente do STJD, Rubens Approbato, no qual manifesta apoio ao Fortaleza Esporte Clube diante dos acontecimentos dos últimos dias.
Veja o conteúdo do ofício:
"Ao Exmo Sr.
RUBENS APPROBATO MACHADO
DIGNO PRESIDENTE DO STJD/RJ
Senhor Presidente,
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará(APCDEC) diante de tudo que vem sendo dito do jogo entre o Fortaleza Esporte Clube e o Clube de Regatas Brasil, realizado em 17.09.2011, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE, não pode ficar silente, afinal não se fala de outra coisa na crônica esportiva local e nacional.
O que nos assusta enquanto cronistas, diarista do futebol, estudiosos do esporte bretão, é a forma leviana e cruel com a qual setores da imprensa vem, irresponsavelmente, tratando do caso. Por acaso não vivemos nós em um Estado Democrático de Direito? Não mais vigora no direito brasileiro o princípio da presunção de inocência? Restou revogado o axioma de que “o ônus da prova compete a quem alega”?
O Fortaleza Esporte Clube através de seus atletas ou dirigentes não agiu, em momento algum, durante o jogo de maneira contrária a ética desportiva, como querem fazer crer alguns. E não fazemos essa veemente afirmativa “por ouvir dizer” ou tendo por base “matérias” implantadas. O fazemos porque a APCDEC estava presente a partida em questão, e mais, em posição privilegiada, a borda do campo de jogo, como lhe assegura o RGC/CBF e o REC da Série C.
A todos os cronistas que estavam à borda do campo de jogo uma única impressão restou: o jogo foi limpo, dentro das normas do esporte; dentro da moralidade desportiva; sem qualquer violação de ordem ética. Sim. O jogo foi tenso,”catimbado”, com provocação mútuas entre os atletas de ambas as equipes, mas não houve, em momento algum, qualquer atentado contra a moral ou a ética no desporto.
Não bastasse a presença maciça dos cronistas cearenses à borda do campo de jogo, a diretoria da APCDEC, dada a importância do jogo, se fez presente ao PV naquela tarde-noite. Nosso Vice-Presidente, Alano Maia; o Diretor Financeiro, Morais Filho; e o Presidente do Conselho Fiscal; Fran Nogueira estavam presentes e, desprovidos de cores clubísticas - até por que o signatário desta e Presidente Edilson Alves da APCDEC é simpatizante, torcedor, do Ceará Sporting Club – atestam, a uma voz só: o jogo foi limpo. (Grifo nosso)
Isso posto, Senhor Presidente, a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará vem manifestar sua solidariedade, plena e irrestrita ao Fortaleza Esporte Clube, repudiando os abjetos ataques que vem vitimando o Tricolor-de-Aço-do-Pici, o que o faz, não por bairrismos ou por uma paixão clubística que não existe no caso concreto, mas sim, o faz, porque é dever da imprensa levantar a voz contra a injustiça, é dever de uma imprensa responsável e livre erguer a voz em favor dos inocentes.
Atenciosamente,
Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará
Edilson Alves
PRESIDENTE"Fortaleza/CE, 26 de setembro de 2011.
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
sábado, setembro 24, 2011
APCDEC envia ofício ao STJD em solidariedade ao futebol cearense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima