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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, setembro 16, 2011

Clubes se unem para criar associação de licenciamentos

A princípio, a principal bandeira do órgão será o combate à pirataria. "Ela atinge a todos nós, independentemente do tamanho de cada um", explica representante do Avaí
A elite do futebol brasileiro se reuniu na última quinta-feira (15) no Rio de Janeiro pela segunda vez neste ano para debater a área de licenciamentos. A principal novidade foi a criação da Associação Brasileira de Licenciamento dos Clubes de Futebol Profissional (Abralic), já abordada no primeiro encontro, realizado em abril.

A entidade, idealizada por Botafogo, Vasco e Avaí, terá como principal função fomentar os setores de produtos licenciados dos clubes integrantes. A expectativa era que 19 equipes brasileiras tivessem representantes na reunião, mas os organizadores esperam conseguir a adesão da maior quantidade times de futebol possível.

A princípio, a principal bandeira do órgão será o combate à pirataria. "Ela atinge a todos nós, independentemente do tamanho de cada um, e sozinhos não temos condições de combater esse grande mal", explica Otília Pagani, coordenadora de licenciamentos do Avaí. "Mas temos mais planos para executar no futuro".

A expectativa é que a entidade faça pesquisas para mapear o mercado de licenciamentos no país, no intuito de orientar cada time sobre o que pode ser feito para melhorar a eficiência nessa área. Não haverá, ressalta Otília, a função de representar os membros, por exemplo, em negociações de contratos com fabricantes e lojistas.

"Nós já vínhamos conversando com outros clubes de forma individual, mas é importante que todos estejam na mesma mesa, trocando informações, porque não concorremos entre nós", comenta Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco. Esse intercâmbio, pretende-se, irá facilitar que os integrantes explorem o mercado.

Uma situação que ilustra o que a entidade pretende coibir está no Rio de Janeiro. A D'Uomo, fabricante de peças íntimas masculinas, licenciou as marcas de Vasco, Flamengo e Botafogo, porque não é do interesse da empresa colocar apenas um time nas prateleiras. O Fluminense ficou de fora. "Vamos solucionar isso", diz Blanco.

A Abralic terá presidência e vice-presidências, mas a estrutura propriamente dita ainda não está definida. O organograma a ser adotado, bem como o estatuto e todas as regras que terão de ser seguidas pelos clubes, foi definido na quinta, em comunhão com todos os presentes. Vasco, Botafogo e Avaí deverão ficar no topo.

Fonte: Máquina do Esporte / Por: Universidade do Futebol

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Benê Lima