Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, setembro 22, 2011

Projeto educativo que une Corinthians e Palmeiras comemora plantio de 25 mil árvores e alta percepção dos torcedores

Alvo é dobrar esse número até o fim do ano; fãs das duas equipes demonstram preocupação com o aquecimento global
Equipe Universidade do Futebol

Nesta quarta-feira em que se comemora o “Dia da Árvore”, dois importantes clubes do cenário nacional podem se considerar participantes ativos no processo de educação socioambiental. Ao lado do Banco Cruzeiro do Sul, responsável pela iniciativa, os rivais paulistas protagonizam o “Jogando pelo Meio Ambiente”, com o plantio de mudas conquistadas a partir do desempenho técnico durante os jogos da temporada de 2011.

Até agora, as duas agremiações já acumularam 30.400 mudas – do montante, aproximadamente 25 mil já foram plantadas em terreno localizado em Salto do Pirapora, interior de São Paulo.

Até o fim de dezembro, a expectativa é que a dupla protagonize o plantio de 50.000 árvores (o Palmeiras já contribuiu com 16.000 mudas, enquanto o Corinthians vem logo atrás, com 14.400).

“O projeto faz com que corintianos e palmeirenses trabalhem juntos por um bem maior. Dentro do campo cada um quer o melhor para a sua equipe, mas a mensagem que fica é que precisamos trabalhar lado a lado com todas as torcidas para preservar o meio ambiente”, afirmou o goleiro alviverde Deola.

Além disso, a campanha também divulgou a segunda edição de uma pesquisa que procura identificar a percepção do torcedor dessas equipes sobre a ação – frisando que no ano passado apenas os corintianos participaram da mesma. À ocasião, em se considerando apenas aquele público, o nível de conhecimento sobre o JpMA subiu de 31% para 58%. Entre os palmeirenses o nível de conhecimento é de 35%, acima da média alcançada.

Sobre a preocupação com o tema “aquecimento global”, houve um aumento da porcentagem entre os aficionados. Se em 2010, 83% dos entrevistados conheciam o assunto, neste ano, são 95% dos palmeirenses e 93% dos corintianos preocupados com a pauta.

“O futebol é um esporte que atinge milhares de pessoas, que lida diretamente com paixões. Esta é, sem dúvida, uma forma inteligente de destacar a importância de cuidarmos do meio ambiente”, argumentou Júlio César, o camisa 1 do Corinthians e embaixador do projeto.

A cada partida de uma das duas equipes, 100 mudas são plantadas. Cada gol anotado equivale a mais 100 árvores, também. Os sistemas defensivos também são confraternizados: jogo sem sofrer gols vale 100 árvores; pênalti defendido, 200. Cabe ao Instituto Ecoar o plantio e a manutenção das plantas.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima