Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, setembro 06, 2011

Por proteção à imagem do futebol, árbitros europeus são orientados a maior rigor nas punições

Collina, atual responsável pelo departamento da Uefa, fez menção à postura que deve ser adotada pelos condutores da partida diante dos infratores
Equipe Universidade do Futebol

A proteção à imagem do jogo passa pela proteção aos atletas de talento. Essa foi a síntese da mensagem passada pela Uefa aos seus árbitros, em encontro ocorrido na última semana, em Mônaco. Novo responsável pela arbitragem da entidade, Pierluigi Collina (foto) também sublinhou a satisfação global com a experiência de mais dois árbitros-assistentes adicionais em duelos oficiais.

“Não queremos ver pernas quebradas. Temos que evitar o potencial de um jogador ver a sua integridade física ser colocada em perigo por um adversário. Não queremos ver médicos em campo. É preciso convencer os jogadores a não colocarem em risco a saúde de um adversário. Respeitar os oponentes e proteger os jogadores é um dos nossos principais objetivos”, comunicou Collina.

O outro grande alvo é proteger a imagem do futebol. O ex-árbitro italiano sinalizou seu desejo de não ver repetidas cenas em que os apitadores são rodeados pelos atletas de ambas as equipes em campo.

“Temos presenciado situações em que jogadores percorrem uma longa distância só para pressionar e rodear o árbitro. Recomendamos a eles que não aceitem este tipo de comportamento”, completou.

Outro ponto interessante do encontro foi a definição de uma pena àqueles que provoquem deliberadamente a amostragem de um cartão amarelo para cumprir castigo disciplinar. Os jogadores serão penalizados com dois jogos de suspensão.

A experiência com árbitros-adicionais assistentes prossegue nesta temporada na Uefa Champions League e na Europa League, sendo igualmente estendida à Euro 2012. Segundo Collina, seu grupo de trabalho recebeu reações muito positivas da parte dos árbitros, os quais sentem que estão controlando melhor o que se passa dentro do gramado – a presença dos adicionais serve para dissuadir agarrões ou puxões na área em lances de bola parada.

A preparação dos árbitros envolve três áreas principais: física, técnica e desenvolvimento e futuro. Estes recebem programas de treino, instruções nutricionais e conselhos, e os seus níveis físicos são sujeitos a controles à distância. Testes diversos, por exemplo, são realizados ao longo do ano e exames médicos completam o vasto catálogo de atividades, incluindo um teste de habilidade visual para garantir que os árbitros consigam “fixar um lance, ou seja, tirar uma fotografia instantânea de um momento de jogo, focarem objetos perto ou em movimento, e reagirem ao que se passa ao seu redor”.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima