Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, setembro 30, 2011

'Foi mais um gol de placa', diz Secretário após visita da Fifa

Por Diego Morais, Fortaleza –CE
 

Visita técnica da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) anima Secopa, que acredita em Fortaleza como uma das sedes da Copa das Confederações

Comitiva da Fifa e do COL visitam o Castelão (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)Os técnicos chegaram ao Castelão pela manhã
(Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)

Trinta e cinco técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) visitaram as obras da Arena Castelão nesta quarta-feira. A passagem da comitiva por Fortaleza faz parte de uma nova etapa de monitoramento dos estádios para a Copa do Mundo 2014. Os técnicos tiveram a oportunidade de conferir de perto os detalhes do andamento das obras referentes ao novo estádio. O Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, se mostrou bastante animado com a visitação.

- Quando a gente tem o que mostrar, como é o nosso caso, a gente fica chamando, convidando as pessoas para verem o que a gente tem feito. E o que eles (Fifa e COL) deixaram transparecer é que estão positivamente impressionados com o ritmo das obras e como a obra é limpa - propagandeia Ferruccio.

O Castelão deve fechar setembro com 43% de obras executadas, segundo a Secopa. Iniciadas em dezembro do ano passado, as obras seguem em ritmo acelerado e devem encerrar o ano com metade delas concluídas, de acordo com as projeções da Secopa. Pela manhã, os técnicos assistiram a apresentações dos projetos e checaram as informações sobre o estádio. À tarde, fizeram um passeio pelas obras.

As pretensões cearenses são ambiciosas. Fortaleza é candidata a receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Como único palco do Nordeste com capacidade superior a 60 mil pessoas, - o Castelão comportará 67.037 espectadores - o novo estádio espera ainda receber uma partida de semifinal da Copa do Mundo. Além disso, a Secopa já tinha enviado pedido oficial à Fifa para ser a sede da festa de abertura do evento. Com Fortaleza entre as seis cidades que receberam primeiro a comitiva de técnicos, a Secopa se mostrou mais otimista em alcançar, pelo menos, parte destes objetivos.

Visita dos membros da Fifa/COL às obras do Estádio Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)Técnicos foram ao canteiro de obras do Estádio
Castelão (Foto: Divulgação/Secopa)

- É um trabalho que a gente vem construindo ao longo do tempo. Posso dizer que hoje foi mais um gol de placa. É muito bom saber que estamos mostrando trabalho para quem tem poder de decisão. Eu, particularmente, me sinto muito feliz e contemplado com essa visita. Espero agora que a gente possa comemorar em outubro - afirmou o secretário especial da Copa.

Outubro é o mês decisivo para as cidades-sedes. A Fifa, que anunciaria as cidades responsáveis por abrigar os jogos da Copa das Confederações em julho, adiou esta decisão para o dia 21 do próximo mês. Entre cinco e sete cidades devem ser escolhidas. A comitiva de técnicos visitou seis cidades neste primeiro monitoramento: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e, por último, Fortaleza. Segundo o Gerente de Relações com a Imprensa do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Saint-Clair Milesi, todas as cidades serão visitadas duas vezes por ano e a escolha destas primeiras foi apenas por uma 'questão logística'.

Obras no estádio Castelão (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)Obras do Castelão chegam aos 50% concluídas no fim de 2011 (Foto: Diego Morais / GLOBOESPORTE.COM)

Secopa garante obras do VLT até o início de 2012

Além da reforma, ampliação e modernização do Castelão, o Governo do Estado do Ceará também está diretamente responsável pela construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que interligará o Terminal de ônibus da Parangaba ao Porto do Mucuripe. Segundo a Secopa, todas as licenças foram liberadas e a licitação deve ser lançada na Procuradoria Geral do Estado (PGE) no dia 3 de novembro.

A expectativa da Secopa é finalizar o processo de licitação do VLT até dezembro. Desta forma, as obras iniciarão até janeiro de 2012 e seguirão até junho de 2013. É o que garante o secretário Ferruccio Feitosa. A desapropriação dos imóveis para a execução das obras do VLT também ainda não começou, pois, segundo a Secopa, faltam detalhes legais a serem finalizados antes do início deste procedimento. As famílias que tiverem imóveis desapropriados, no entanto, já têm destino certo e valores de indenizações garantidos.

- A gente tem que cumprir ainda alguns procedimentos legais, mas a nossa intenção é indenizar essas famílias. Se o imóvel tem valor de até 40 mil reais, a gente paga a indenização e ainda dá um imóvel quitado no bairro do José Walter, com toda a infraestrutura social. Acima de 40 mil, a gente vai pagar a indenização e dá a preferência do imóvel, onde ele vai assumir uma prestação a partir de 50 reais (nos moldes do programa de habitação federal Minha Casa, Minha Vida). As indenizações até 16 mil, nós daremos um aluguel social - adiantou Ferrruccio ao GLOBOESPORTE.COM/CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima