Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, setembro 23, 2011

Jornal Artilheiro – Ano I – Nº 6 - Ceará

-Imarcável- Osvaldo

Ceará tem a prioridade para a compra

Osvaldo é um fenômeno a ser estudado pela ciência do movimento – quem sabe a biocinética. Uma olhada para a compleição física do atleta não revela muito. No entanto, vê-lo jogar representa dar testemunho de uma quebra de paradigma para a qual só com a ajuda da ciência se pode propor algumas explicações. Fibras rápidas e panturrilhas protuberantes parecem constituir as molas propulsoras de um “baixinho” que parece mover-se a flashes, tal sua estonteante velocidade. Salta aos olhos de qualquer espectador as peripécias que a movimentação de Osvaldo propicia. O arranque é de uma Ferrari e a sustentação de pique é de um motor com o recurso de um turbocompressor.

O atleta ainda incorpora alguns elementos que o tem ajudado a compor sua estrutura como futebolista, tais como, além de ser um velocista e driblador emérito, tem evidenciado as condições de garçom e também definidor. Estas duas condições encontram-se em processo de desenvolvimento, o que faz supor que o futebol de Osvaldo tende a crescer e evoluir.

Raros são os jogadores que se dão bem atuando em distintas faixas de campo. Osvaldo é um construtor de jogadas tanto pelo lado esquerdo quanto pelo direito do campo. Embora destro, possui também a rara característica da ambidestria (técnica para quem usa com destreza mãos e pés). Outra sua característica pouco comum reconhecida como habilidade é transformar a recepção de um passe em um drible, quando ainda de costa para a marcação, o que o torna uma espécie de otimizador do drible.

A competição de longa duração bem ao estilo do Brasileirão não produz incômodo em Osvaldo, que ostenta o maior índice de participação nos jogos do Ceará Sporting Club. No decurso da competição nenhuma contusão, seja por lesão muscular seja por trauma. Nada. Sempre presente a atormentar a marcação adversária, sem jamais se esconder dos lances, o que é uma marca da personalidade desse baixinho imarcável.

Osvaldo não precisa de lobby para aspirar a uma oportunidade na seleção brasileira. Quem o credencia é unicamente seu futebol, movido a talento e velocidade. Não por acaso o Ceará se mobiliza para segurá-lo, sustentado pela convicção de que o Ceará de hoje é Osvaldo e mais dez.

As idas e vindas da negociação

Por Evandro Leitão

 

Sobre a compra de Osvaldo pelo Ceará

“Vamos comprar sim. Nós vamos marcar para conversar com o procurador do jogador até o final desse mês (setembro). Vamos ver se a gente consegue bater o martelo até o início de outubro.”

 

A respeito do assédio

“São vários clubes que vieram atrás do Osvaldo, mas tudo de forma verbal; não oficializaram nada. O Flamengo, o Vasco, o Corinthians e o Palmeiras contactaram conosco, mas não oficializaram proposta. O único que realmente oficializou proposta pelo jogador foi o Santos, mas nós dissemos que não aceitamos. Tudo que se disser além disso é mera especulação.”

 

Como viabilizar o negócio

“A situação que está mais clara pra gente é um investidor comprar e ele continuar aqui no Ceará (Sporting). Nosso interesse é que o jogador permaneça aqui para o campeonato cearense de 2012, sagrando-se bicampeão para aí sim ele poder sair. Caso exista alguma coisa espetacular que seja muito boa para o clube, aí nós não vamos poder segurar e ele vai ter que ir.”

 

Interesse real do Corinthians

Porta-voz corintiano, Duilio Alves, afirma: “O Osvaldo é dos jogadores que realmente interessa ao Corinthians, como todos os outros destaques da Série B e da Série A. A gente já vem observando alguns jogadores. Nada além disso por enquanto. Mas ele realmente é um jogador que vem se destacando e vem fazendo grandes jogos pelo Ceará.”

.

2 comentários:

  1. Muito bacana sua verbalização sobre o nosso Osvaldo (que já, já ganhará um apelido Osvaldo - the flash ou Osvaldo Ferrari sugestão do próprio texto). Permita-me discordar no tocante à não escalação à Seleção. Se fosse jogador do sudeste/sul/centro-oeste ele já estaria atuando. Concordas ?!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Lucivaldo.

    Um esclarecimento. Na matéria, digo que há jogadores que precisam de lobby para serem convocados; o Osvaldo não, pois a bola dele já é suficiente.

    Joga muito.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima