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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, junho 16, 2011

Corinthians ‘reproduz’ modelo digital do Chelsea e mira novas ações comunicativas em CT

Parceria com a Samsung ainda prevê utilização de TVs, monitores e tablets nas instalações internas
Bruno Camarão

Há aproximadamente 10 dias, o Corinthians deu um passo adiante no processo de modernização de sua comunicação visual. No Centro de Treinamento Doutor Joaquim Grava, espaço utilizado hoje pelo departamento de futebol principal do clube, foi instalada na sala de imprensa do local um video wall. Trata-se na realidade de um fruto da parceria alvinegra delineada no ano passado com a multinacional Samsung, patrocinadora do Chelsea, que deve ser ratificado em ações futuras.

O banner estático, utilizado ao fundo dos entrevistados para estampar os patrocinadores, foi substituído por 12 telas de 46 polegadas. Essa estrutura fora testada inicialmente no período em que a seleção brasileira se utilizou das dependências corintianas, para a preparação referente ao amistoso contra a Romênia, disputado no último dia 8 – o evento marcou a despedida de Ronaldo com a camisa amarela.

“Pouquíssimos clubes estrangeiros usam um video wall como backdrop. O próprio pessoal da Samsung nos passou algumas referências, e o Chelsea, como patrocinado por eles, são o principal parâmetro. Mas eles (ingleses) mesmos não usam backdrop digital”, revelou Thiago De Rose, gerente de TI do Corinthians.

Há alguns meses, todo o setor que ele comanda foi transferido para o CT, muito por conta da necessidade de manter uma integração cotidiana com a comissão técnica profissional. Ao selar a parceria tecnológica com a empresa de eletrônicos, o departamento teve a possibilidade dar um passo adiante na execução de um antigo projeto: a Comunicação Interna Digital.

Conforme revelou De Rose, em entrevista à Universidade do Futebol, o clube pretende substituir todos os quadros de aviso por TVs e tablets – uma oportunidade que se abre para a informação de situações básicas, como classificação e tabela do campeonato, até a programação semanal e relacionamento com patrocinadores.

“Agora, poderemos passar vídeos de gols do último jogo, por exemplo, além de um ganho infinito em termos de layout e dinâmica de atualizações. Com os tablets, podemos levar interatividade aos jogadores e à comissão. Eles poderão facilmente consultar estatísticas, assistir vídeos, notícias de outros times; enfim, as possibilidades são infinitas”, elencou.




Goleiro Renan é apresentado e confere entrevista coletiva com o novo "pano de fundo": parceria com Samsung deve render novos frutos para o clube

 

O Corinthians não teve custos para implementar o video wall. A relação com a Samsung, no caso, foge do tradicional patrocínio em que a visibilidade de marca é o carro chefe. A contrapartida são ações desenvolvidas junto ao marketing do Corinthians e alguns espaços para a empresa nas propriedades visuais, como comerciais na TV Corinthians, aplicação da marca em alguns locais específicos do CT, entre outros.

E quais seriam as principais vantagens e peculiaridades desse tipo de instalação? Na avaliação do gerente de TI, o pioneirismo corintiano e o fato de abrir um leque novo de possibilidades nesta questão de exposição da marca dos parceiros respondem de modo positivo a pergunta.

“Podemos sair do estático e passar para o dinâmico. Ainda temos que estudar muitas questões, mas o que vem logo à cabeça é fazer um ‘backdrop em movimento’, com as marcas mudando de posição durante uma entrevista, o que fatalmente vai atrair o olhar do espectador”, sinalizou De Rose.

Além disso, a equipe ligada à área comunicacional vê a chance de, por exemplo, exibir vídeos do atleta que irá conceder entrevista, estatísticas, e até incluir perguntas de torcedores em vídeo, enviadas via Facebook.

“É uma nova ferramenta que faz parte de toda nossa plataforma digital e ainda carece de muito estudo e testes para aproveitarmos todo seu potencial”, finalizou.

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Benê Lima