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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, junho 23, 2011

Redes Sociais descortinam novas carreiras com melhores salários

« Tweetar: Redes Sociais fazem surgir novas carreiras. [salários iniciais de R$ 1.500]

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por LIGIA TUON

Contar o número de cliques em um link, o tempo médio de visualização de um vídeo, fazer relatório de quantos retuítes um post recebeu no Twitter. Agora, essa atividade é uma profissão. E bem procurada no mercado. Isso porque as empresas começaram a entender que divulgar conteúdos nas redes sociais – como Facebook, Orkut e o próprio Twitter – trazem um retorno importante para os negócios. Mas faltam especialistas para desempenhar a função.

“Redes como o Facebook abriram um novo mercado e as empresas estão tendo resultados, divulgando produtos e serviços para o público que interessa”, conta Yara Rocca, especialista em comunicação empresarial e mídias sociais. “Para isso, são necessários profissionais qualificados, porque a demanda é enorme”, diz.

Segundo dados de maio do Ibope, 36,4 milhões de pessoas no País usam pelo menos um dos três sites de relacionamento (Facebook, Orkut ou Twitter). O número representa 80% de todos os usuários que navegaram no mês.
E são profissões como analista de redes sociais, analista de métricas e especialistas em marketing digital que estão surgindo para suprir essa demanda. “A pessoa tem de entender de planejamento de comunicação, segmentar público e produzir conteúdo relevante”, aponta Yara.

Outro requisito é gostar de navegar pelas redes sociais. “Para quem quer entrar nessa área, o primeiro passo é ser um consumidor de mídias sociais”, afirma a coordenadora do curso de extensão em comunicação e mídias sociais da Faap, Andrea Mello.

E quem preenche essas vagas são sobretudo jovens entre 20 e 30 anos, justamente por terem mais intimidade com o meio. “Tem que entender da linguagem, da tecnologia e do timing das redes sociais”, explica Rafael Lamardo, professor de pós-graduação em marketing digital da ESPM. “É uma oportunidade que os jovens devem aproveitar e uma porta de entrada nas empresas, pois os negócios estão cada vez mais sociais.” [...]

administrador de empresas, Paulo Gonçalves, de 26 anos, começou a se especializar na área de mídias sociais (Foto: André Lessa/AE)

Oportunidade que o administrador de empresas, Paulo Gonçalves, de 26 anos, agarrou, quando começou a notar a necessidade crescente do mercado. “Abri uma empresa de webdesigner, a Avanti, há cinco anos. Mas há pouco tempo comecei a me especializar na área de mídias sociais.”

Como o mercado ainda não oferece graduação para quem quer atuar na área, Paulo foi atrás de cursos, palestras e leu livros sobre o assunto. “Hoje, se um cliente para quem eu desenvolvo o site não tem conteúdo disponível em mídias sociais, eu indico e faço o trabalho”, conta o empresário.

Quem inicia nessa área pode começar ganhando R$1,5 mil, segundo Yara. “Dependendo da empresa e da experiência, pode ganhar até R$ 10 mil, embora ainda não existam muitos profissionais neste patamar no Brasil.”

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Benê Lima