Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, junho 04, 2011

Mídia força Pão de Açúcar a mudar nome para Audax

ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

Uma das equipes do Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar Esporte Clube e o Sendas Esporte Clube, ambos de propriedade do Grupo Pão de Açúcar, vão mudar de nome a partir do ano que vem. Os dois clubes passarão a se chamar, respectivamente, Audax-SP e Audax-RJ. A mudança faz parte de uma estratégia da empresa para diluir a identificação dos clubes com a marca da rede de supermercados, motivada principalmente pelo boicote da mídia a falar o nome da empresa.

Após um estudo encomendado pelo Pão de Açúcar, a direção da empresa optou pelo nome de Audax, que remete ao seu significado em latim (audacioso). O obejtivo com o nome é reforçar a audácia de o Pão de Açúcar manter um time profissional de futebol para disputar as principais divisões do futebol nacional.

A alteração do nome, porém, também tem relação direta com o fato de grande parte da mídia ainda "esconder" o Pão de Açúcar nas transmissões esportivas, segundo a Máquina do Esporte apurou. Por diversas vezes alguns canais de TV têm utilizado a sigla PAEC para identificar o clube da cidade de São Paulo.

Além disso, com a alteração do nome, a empresa espera conseguir diminuir o vínculo direto com os times, que estão próximos da disputa dos principais campeonatos estaduais do país (as duas equipes disputam a segunda divisão do Paulistão e do Estadual do Rio).

A mudança do nome do Pão de Açúcar e do Sendas ocorre oito anos após o lançamento do projeto social que levou à criação do time de futebol. No primeiro teste de seleção de atletas, ainda em 2003, foram mais de 72 mil inscritos para 72 vagas disponíveis em São Paulo.

Desde então, o Pão de Açúcar e o Sendas continuam formando jogadores, sendo que os dois nomes de maior destaque atualmente são o volante Paulinho, do Corinthians, e o zagueiro Bruno Uvini, do São Paulo. Os dois jogadores continuam a ter suas carreiras gerenciadas pelo clube formador.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima