Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, junho 10, 2011

Barcelona ganha e gasta mais, e reduz lucro na UCL

Custos da competição, entretanto, tiveram crescimento ainda maior em comparação com a projeção inicial

A edição 2010/2011 da Liga dos Campeões da Uefa rendeu mais dinheiro do que o Barcelona esperava. Mas também teve um custo superior às projeções iniciais do clube catalão, que ficou com o título ao superar o Manchester United na decisão. Com isso, o impacto econômico foi inferior ao que a diretoria havia projetado.

O departamento financeiro havia feito uma previsão de faturamento de 39 milhões de euros com a Liga dos Campeões da Uefa, valor que considera apenas ganhos variáveis. No entanto, o time catalão encerrou a temporada com 62 milhões de euros de receita.

O problema é que os custos da competição tiveram crescimento ainda maior em comparação com a projeção inicial. O Barcelona projetava um milhão de euros de gastos variáveis, mas chegou a 28 milhões de euros.

Com tanta diferença, o Barcelona encerrou a Liga dos Campeões da temporada 2010/2011 com um impacto econômico inferior ao esperado. A equipe catalã pensava em um lucro de 38 milhões de euros em remunerações variáveis, mas obteve “apenas” 34 milhões de euros.

Os dados foram revelados por Javier Faus, vice-presidente financeiro do Barcelona, em entrevista ao site catalão “Expansión.com”. O dirigente ainda divulgou uma série de dados sobre um plano que o clube possui para amortizar a dívida atual.

Segundo Faus, a gestão do presidente Joan Laporta levou a dívida do Barcelona aos 430,7 milhões de euros, um incremento de 52%. O clube conseguiu reduzir esse montante em 67 milhões de euros neste ano, e a diretoria tem uma meta de chegar a 250 milhões de euros em duas temporadas.

Faus definiu os próximos dois anos como uma “travessia no deserto” para o Barcelona. Por isso, o clube deve conter gastos e tomar uma série de medidas para aumentar o faturamento. A diretoria decidiu, por exemplo, aumentar em 50% o preço do estacionamento no Camp Nou.

Fonte: Máquina do Esporte / Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima