Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, abril 13, 2011

Direito e Política] Cade dá dez dias de prazo à Globo sobre Brasileirão

A Globo já acertou oficialmente com 14 clubes brasileiros – o presidente do Atlético Paranaense também disse ter fechado com o canal. No entanto, as negociações ainda dependem de um aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que concedeu novo prazo de dez dias ao canal para obter explicações sobre os acordos.

O Cade fez alguns questionamentos à Globo sobre o modelo dessas negociações individuais. O objetivo é saber se a emissora respeitou a concorrência e as determinações que o órgão havia feito no ano passado sobre a licitação de direitos de mídia do Campeonato Brasileiro.

No fim de 2010, o Cade estipulou que a Globo não deveria ter direito de preferência na negociação de mídia do Campeonato Brasileiro. A emissora é parceira do torneio nacional desde 1987, quando os clubes começaram a negociar em bloco.

O Clube dos 13 chegou a estipular um ágio de 10% em favor da Globo na licitação, mas o Cade também vetou isso. No meio do processo, um grupo de 15 clubes rechaçou participar da negociação conjunta de direitos de mídia.

As dissidências esvaziaram o processo de licitação, e Globo e Record desistiram de participar da concorrência. A RedeTV!, com oferta de R$ 516 milhões anuais, foi a única postulante e venceu o processo realizado pelo Clube dos 13.

Globo e Record passaram a conversar individualmente com os clubes. A emissora paulista chegou a registrar propostas em cartório, para Corinthians e Flamengo, na casa dos R$ 100 milhões anuais por TV aberta.

A Globo, por sua vez, fechou com as 15 equipes para todas as plataformas de mídia. Esses contratos ainda dependem, entre outras coisas, de um aval do Cade.

Confira a íntegra do texto emitido pelo órgão nesta quarta-feira:

“O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aprovou na sessão de hoje (13.04), despacho adiando por mais de 10 dias o prazo para a TV Globo apresentar as informações pedidas pelo órgão antitruste referentes aos contratos que estaria assinando com os clubes de futebol da Séria A para a transmissão dos campeonatos brasileiros de 2012, 2013 e 2014. O prazo original de 10 dias venceu ontem ( 12.04) e a TV Globo solicitou ao Cade o adiamento por mais 20 dias. O plenário aprovou o adiamento por mais 10 dias, a contar de hoje”.

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima