Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, abril 21, 2011

Mourinho coloca posse de bola como apenas parte do todo do jogo

‘Treinador de títulos’, Mourinho minimiza posse de bola rival e prega mudança de mentalidade no Madrid
“O título não é meu, é de todos. Não é uma conquista que me dará mais tranquilidade”, afirma português após conquista da Copa do Rei
Equipe Universidade do Futebol

José Mourinho e a Copa do Rei

José Mourinho não está “tranquilo” após ver sua equipe conquistar o título da Copa do Rei sobre o Barcelona – vitória por 1 a 0, na prorrogação, em jogo único disputado no estádio Mestalla. Tampouco se sente constrangido quando lhe dirigem o rótulo de um técnico de títulos. No comando técnico do Real Madrid, o português defende o modo de jogar merengue e já prognostica os próximos confrontos contra o maior rival.

"Há pouco tempo me chamavam treinador de títulos, não de futebol. Ainda bem porque gosto de ser”, disse Mourinho. “Fico orgulhoso porque os meus jogadores fizeram um bom trabalho e feliz comigo mesmo porque ganhei quatro copas em quatro países diferentes. Uma no meu país e três nos países mais importantes do futebol europeu”.

A referência do Special One, apelido que recebeu em sua passagem pela Inglaterra, se dá às conquistas da Taça de Portugal, em 2003, com o Porto, da FA Cup, em 2005, com o Chelsea, e da Copa da Itália, na última temporada, com a Inter de Milão.

“Para alguns, o melhor futebol é ter posse de bola. Mas não é assim. Uma grande partida também tem trabalho defensivo, contra-ataque, cobertura de espaços e jogo coletivo”, comentou Mourinho, elogiando o segundo embate da sequência recente entre Barça e Madrid. “Foi um grande jogo”.


Aula gratuita: Quem é José Mourinho

No primeiro embate, pelo Campeonato Espanhol, empate por 1 a 1, no Santiago Bernabéu – o time da capital espanhola saiu atrás do marcador e ficou com um jogador a menos, após expulsão de Albiol. Mas conquistou o empate. Já na última quarta-feira, na final da Copa do Rei, o Real foi mais eficiente.

“No primeiro tempo, fomos melhores, e eles foram no segundo. Cometemos poucos erros. Estávamos sérios e concentrados taticamente. Sabiam o que tinham que fazer e na prorrogação estivemos compactos e eles ficaram mentalmente frustrados. Eles não estão habituados a perder”, apontou Mourinho, que não crê que o troféu dará mais tranquilidade para o desenvolvimento de seu projeto no clube.

“Continuo o meu trabalho depois de ganhar a Copa do Rei, que o Real Madrid não ganhava há algum tempo. Estou mudando as coisas na estrutura funcional do clube e na nossa mentalidade. Estou feliz porque ganhei, mas também estaria tranquilo se tivesse perdido”, ponderou.

O próximo embate entre os gigantes tem data: próxima quarta-feira (27), em Madri, pela partida de ida das semifinais da Uefa Champions League.

“Jogamos três vezes este ano. Eles fizeram cinco gols em nós, empatamos e ganhamos. Entre os grandes, tudo pode passar. Teremos dificuldade porque são um grande time. Veremos que acontecerá na Champions”, completou Mourinho.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima