Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, abril 29, 2011

Real Madrid e Barcelona, os clubes com maior receita do desporto global

O ano de 2011 será marcado por um número grande de confrontos entre os arqui rivais Real Madrid e Barcelona, graças aos jogos da Liga Espanhola, Copa do Rei e Champions League. Os dois times são os que mais geram receitas no esporte global, mesmo quando comparado com os times dos EUA.

A BDO utilizou para realizar a análise, as demonstrações financeiras históricas publicadas pelos clubes. O futebol espanhol é um mercado com características bastante particulares, já que em poucos mercados do futebol global há tamanha concentração de receitas geradas nas mãos de apenas 2 clubes. As receitas de Real Madrid e Barcelona, principais clubes do país representam cerca de 52% da receita gerada pela Liga Espanhola, um dos maiores índices do futebol mundial.

Os dois clubes além de serem os maiores representantes do futebol espanhol e europeu em geração de receitas, apresentaram uma evolução contundente em seus recursos gerados, especialmente com o desenvolvimento comercial de suas marcas. Os clubes em 2010 apresentaram receitas consolidadas de 829,7 milhões de euros. Nesse valor estão incluídos os recursos gerados com marketing, sócios, exploração do estádio, direitos de transmissão e jogos amistosos.

Evolução das receitas de Real Madrid e Barcelona (em milhões de Euros e participação sobre o PIB de Espanha)

Atualmente a receita consolidade não é apenas representativa para a Liga Espanhola, mas também para a economia do país. A receita gerada pela dupla representou 0,079% do PIB da Espanha em 2010. Em 2001 esse valor era de 0,038%, e segundo a projecção da BDO RSC a expectativa é que até a temporada de 2012/13, as receitas da dupla representem 0,10% do PIB do país. Isso significa que para cada 1.000 Euros produzidos em Espanha, 1 Euro será gerado directamente por Real Madrid e Barcelona.

Amir Somoggi / Futebol Finance

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima