Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, abril 02, 2011

Jornal Artilheiro – Ano I - Nº2 / Matéria do CSC

‘Ruídos’ na comunicação alvinegra criam dois discursos

Programa de rádio ‘oficial’ contradiz o discurso do presidente da executiva, Evandro Leitão

Modelo

Jornal Artilheiro - Ano I - Nº2 - Matéria CSC.- 2 Apresentar o Ceará Sporting Club como modelo a ser seguido pela maioria dos clubes do norte e do nordeste continua sendo uma premissa atual. No entanto, isso não significa que os integrantes da estrutura de comunicação do clube não sejam os responsáveis pela contradição entre o que diz o presidente da executiva e o que propalam seus pares de diretoria.

Movidos pelo desejo de defenderem o clube diante de uma suposta e imaginária ação de seus “inimigos”, os condutores da programação ‘oficial’ de rádio acabam por deixar de lado a verdadeira finalidade do programa, assumindo a condição de torcedores com o privilégio do uso do microfone, o que deixa evidente mais uma distorção do critério de concessão das rádios comerciais. Como se não bastasse, ainda expõem a instituição da presidência do clube ao vexame de ter a sua orientação contraditada, tal o arrebatamento com que os componentes do programa se envolvem com o contraditório.

Autocriticidade

Os torcedores mais críticos queixam-se de não saberem qual o discurso verdadeiro, mas a grande maioria prefere ficar com o que diz o presidente Evandro Leitão. Afinal, para o torcedor alvinegro, ninguém mais que Evandro possui credibilidade para impor suas declarações. Sendo assim, o torcedor reza mesmo é pela cartilha do dirigente maior do clube, ele que de fato soube mudar a face de Porangabussu, colocando o Ceará Sporting Club em evidência para todo o Brasil. E mais. O patamar alcançado pelo clube nesta era de Evandro estabelece uma condição jamais vista, em que o maior rival alvinegro, o Fortaleza, amarga as agruras da 3ª divisão do futebol brasileiro, a série C.

Planejamento repensado

Jornal Artilheiro - Ano I - Nº2 - Matéria CSCE para garantir o prestígio alcançado, Evandro reviu a política inicialmente  pensada para o campeonato cearense, tratando de trazer o torcedor para o seu lado, ao estabelecer a conquista do Cearense 2011 como prioridade. Portanto, virou questão de honra para Leitão levantar a taça de campeão cearense pela primeira vez, até para que possa experimentar o gosto de comemorar um título. E saber que grande parte dessa conquista já foi garantida com o Ceará tendo levantado o 1º turno faz de Evandro ainda mais otimista, sobretudo pela certeza de ter dotado sua equipe das melhores condições entre todos os participantes da competição. E a meta ganhou um toque a mais de ousadia, pois a pretensão do presidente Evandro Leitão é a de ser campeão arrastão, o que significa dizer ganhar o dois turnos e não dá margem para surpresas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima