Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, abril 29, 2011

Federação francesa é acusada de criar cotas étnicas na base; Blanc sinaliza apenas ‘critérios técnicos’

Número de negros e árabes na seleção principal incomodaria dirigentes do país europeu

Equipe Universidade do Futebol

A Federação Francesa de Futebol (FFF) foi acusada, e o treinador da equipe principal, Laurent Blanc, rebateu. O comandante dos Bleus rechaçou qualquer possibilidade de a entidade, na figura dos responsáveis pela coordenação técnica das categorias de base, estarem envolvidos em atos discriminatórios.

Relatos na mídia européia indicaram que a FFF estaria criar cotas étnicas, a fim de limitar negros e árabes nos times menores. Blanc e dirigentes da federação, então, teriam se reunido e aprovado a medida.

“Nunca ouvi nenhuma menção a esse rumor. Desde cerca de 15 anos, a política de seleção é discriminatória para um certo número de jogadores, os critérios atlético e físico sendo essenciais”, rebateu o ex-capitão francês.

“Atualmente, os jogadores menores são penalizados, isso é discriminação”, continuou Blanc em sua argumentação, referindo-se aos jogadores jovens que vêm de centros de treinamentos de futebol.

O número de negros e árabes, de acordo com os jornais, incomodaria dirigentes. Blanc, entretanto, disse se incomodar com o fato de colocar o termo “raça” nesse debate.

“Quando alguém me acusa desse tipo de discriminação, isso me irrita. Diversidade existe, nas ruas e no futebol”, finalizou.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima