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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, abril 24, 2011

A partilha de direitos TV da Serie A Italiana

Divisão de receitas é a primeira a levar em conta a história e a população da cidade de cada clube, garantindo cerca de 14 milhões de euros para os pequenos

A temporada de 2010/11 foi a primeira em que os clubes da Serie A venderam os seus direitos televisivos coletivamente, adotando desta forma o método de venda (leilão) já utilizado por Premier League, na Inglaterra, Bundesliga, na Alemanha, e Ligue 1, na França.

O sucesso foi tremendo, com os maiores pacotes de direitos de transmissão televisiva sendo adquiridos por Mediaset e Sky Italia. O leilão dos direitos da Serie A e Serie B geraram um total de 1,822 bilhão de euros pelos próximos dois anos, estando destinados à Serie B 12% deste valor (cerca de 218,6 milhões de euros).

Assim, aos 1, 603 bilhão de euros previsto para a Serie A, soma-se a venda dos direitos de transmissão internacional, no valor superior a 181,5 milhões de euros, elevando o valor total disponível para a primeira liga italiana - 1, 784 bilhão de euros, cerca de 892 milhões de euros por temporada.

Partilha de receitas TV da Serie A Italiana:

•40% do total repartido em partes iguais pelos 20 clubes da Serie A;

•30% do total repartido em função de resultados desportivos: 10% pela história de resultados do clube, 15 pelos resultados obtidos nos últimos cinco anos, 5% pelos resultados realizados na última temporada;

•30% do total repartido em função das audiências televisivas: 25% pelo número de torcedores, 5% pelo número de habitantes da cidade da equipe.

No entanto, num país onde as diferenças entre os grandes e os pequenos clubes é enorme, esta partilha de receitas televisivas é a primeira a levar em conta a história e a população da cidade de cada clube, garantindo cerca de 14 milhões de euros para os pequenos clubes (impensável antes da venda coletiva), mas dando a oportunidade a Inter, Milan, Juventus de alcançar os 90/100 milhões de euros anuais.

Fonte: Futebol Finance -Equipe Universidade do Futebol

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Benê Lima