Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, abril 12, 2011

Gestão de futebol] Será o fim da Série D?

Federação Bahiana de Futebol vê Série D ‘deficitária’; estudo irá propor fim da competição

Entidade estadual acredita que divisão prejudica clubes mais tradicionais, e Copa do Nordeste volta à pauta

O atual modelo de disputa da competição que representa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro rende prejuízo aos clubes, fazendo com que muitos desistam e retorno à elite seja bastante difícil. Com essa avaliação, e amparado em um estudo de viabilidade a ser confeccionado, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, vai propor à CBF o fim da Série D.

“Do jeito como é feita, a competição é muito deficitária. Por conta disso, clubes de tradição, como Santa Cruz, Juventude, Remo e outros, passam por sérias dificuldades para retornar à elite do futebol brasileiro. Alem disso, o número de clubes que desistem da disputa devido a sua falta de atrativos é muito grande”, afirmou o mandatário da FBF, em entrevista ao site Globoesporte.com.

Na avaliação de Rodrigues, nenhum dirigente quer montar uma equipe para disputar o campeonato sonhando com a Série C. “O dirigente quer sonhar com a ‘Segundona’ (Série B), porque sabe que o próximo degrau já é a elite. Se você cria mais um obstáculo, só prejudica aos clubes”, argumentou.

A proposta seria, então, aumentar o número de participantes da terceira divisão nacional. Rodrigues indica contar com o apoio da maioria dos presidentes das federações estaduais de futebol. De 20, a Série C passaria a ter 40 clubes, tornando-se mais rentável e atrativa nos quesitos técnico e comercial.

“Vamos montar um estudo de viabilidade e preparar uma sugestão de fórmula para a competição. Esse projeto será encaminhado para a CBF e esperamos que nossa proposta seja aceita pela entidade”, revelou o dirigente baiano, que participou recentemente da Assembléia Geral de Aprovação de Contas da entidade presidida por Ricardo Teixeira.

À ocasião, Rodrigues se reuniu com representantes nordestinos e ratificou o interesse em fortalecer a administração da modalidade na região. E o retorno do Campeonato do Nordeste – ou Copa do Nordeste – comporia esse processo desenvolvimentista.

“A mudança nos ajudaria principalmente a adequar outras competições ao nosso calendário nordestino, como, por exemplo, a Copa do Nordeste. Nossa intenção é que ela possa existir no primeiro semestre (a partir de 2012), sem conflitar com as datas dos campeonatos estaduais”, explicou o presidente da FBF.

Equipe Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima