Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, abril 28, 2011

Grupo da USP realiza seminário de estudos sobre futebol

Evento será realizado na próxima quinta-feira, com abordagem histórica e social sobre a modalidade

“Iniciativas como esta correspondem à do laboratório de gestão esportiva [o LAB-GE] do qual participamos, realizado tem alguns meses, na uece, em Fortaleza.”   (Benê Lima)

O LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas), vinculado ao Departamento de História da Universidade de São Paulo, vai realizar na próxima quinta-feira (28), às 18h, na Sala 12, um seminário de estudos sobre futebol.

A coordenação do evento será dos professores doutores Flavio de Campos e José Geraldo Vinci de Morais, especialistas em abordagens teórico-conceituais sobre a modalidade.

O primeiro tema de debate será “A produção das ciências humanas sobre futebol no Brasil: um panorama (1990-2009)”, tratado pro Sérgio Settani Giglio (EEFE – USP) e Enrico Spaggiari (FFLCH – USP).

Na sequência, Marcel Diego Tonini (FFLCH – USP) discorre sobre o conceito de cor: “Além dos gramados: história oral de vida de negros do futebol brasileiro (1970-2010)”. Os comentários ficarão por conta da Prof. Dra. Fátima Antunes (DPH).

No segundo semestre de 2005, no departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, foi ministrada, no curso de Pós-Graduação em História Social, a disciplina "História Sociocultural do Futebol". Naquela ocasião, reuniram-se alunos de diversas áreas do conhecimento, com diferentes abordagens teórico-conceituais sobre o futebol.

Na avaliação final do curso, surgiu a ideia de constituir um Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol (GIEF), para que pesquisadores, estudantes e interessados continuassem a debater e descobrir novas perspectivas analíticas para estudar o futebol. Eles apoiam o evento, ao lado do site Ludopédio.

Equipe Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima