Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, abril 01, 2011

Neymar se recusa a pedir desculpas à Federação Escocesa

Joia alega que não acusou torcedores da Escócia de atos racistas durante amistoso, no último domingo

neymar-minimiza-incidente-da-banana-no-amistoso-contra-a-escocia-11O atacante Neymar, por intermédio de um comunicado oficial publicado em seu site, disse que se recusa a pedir desculpas à Federação Escocesa de Futebol (SFA).

Neymar, autor dos gols da Seleção, declarou após a vitória brasileira por 2 a 0 que "o clima de racismo no Emirates era totalmente triste". Os escoceses escreveram uma carta à CBF exigindo uma retratação por parte da Joia.

Segundo a polícia londrina e o Arsenal, dono do Emirates Stadium, local da partida, a banana atirada no segundo gol brasileiro partiu de um turista alemão.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

Santos, 31 de Março de 2011  

"Fui surpreendido, nesta quinta-feira, por uma carta da “Scottish FA”, a Federação Escocesa de Futebol, na qual exige um pedido de desculpas meu ou da Confederação Brasileira de Futebol no que diz respeito ao incidente envolvendo uma banana atirada em direção ao campo durante a realização do amistoso Brasil x Escócia no último domingo, 27 de março.     

Na carta, o presidente da Federação Escocesa, Stewart Regan, fala que as “acusações” feitas após a partida colocam em dúvida a reputação de “bem humorados e respeitosos expectadores” dos torcedores escoceses.       

Em razão da carta, que pode ser lida na íntegra no site da “Scottish FA”    

Em momento algum, mesmo no final da partida, ainda envolvido pela emoção de marcar os dois gols que definiram o placar do jogo, acusei qualquer pessoa, ou qualquer grupo de torcedores, de qualquer nacionalidade, de ter cometido tal ato. Todas as entrevistas que concedi ao final da partida, em português, estão disponíveis para consulta nas empresas de comunicação que cobriram o amistoso. Disse, sim, lamentar o fato, pois condeno toda e qualquer ação preconceituosa, mas, reitero, em momento algum acusei quem quer que fosse. Por isso entendo que não tenho o porque de me retratar;

Essa exigência por parte da Federação Escocesa, após tudo o que ocorreu, pareceu-me um tanto quanto irônica, uma vez que, caso tenha mesmo ocorrido uma ação preconceituosa, nós, atletas, é quem deveríamos “exigir” um pedido formal de desculpas;

Por saber a dificuldade de identificar o suposto “agressor”, caracterizar o preconceito e pela minha felicidade, achei por bem dar o assunto por encerrado, o que pode ser facilmente percebido em todas as entrevistas concedidas por mim após o jogo, inclusive ontem, no CT Rei Pelé, em Santos.

Passei momentos muito agradáveis com minha família no Reino Unido, tendo permanecido, inclusive, um dia a mais que o programado. Só tenho elogios à forma como fui tratado por todos nos lugares por onde passamos. Foi uma honra para minha família a hospitalidade para nós ofertada. Foram dias inesquecíveis.

Isto posto, de minha parte, considero o assunto encerrado"

..

Um comentário:

  1. Nesse caso cabe a Neymar pedir desculpas a torcida Escocesa e não à Federação, Como também é dever da justiça Britânica punir, conforme a legislação local, o turista alemão.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima