Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, janeiro 28, 2013

A 500 dias da Copa, só uma arena viu bola rolar

MARCEL RIZZO, RAFAEL VALENTE DE SÃO PAULO
SÉRGIO RANGEL,
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

A 500 dias do início da Copa do Mundo de 2014, apenas uma das 12 arenas escolhidas para receber as partidas do torneio viu a bola rolar. O Castelão, em Fortaleza, teve seus primeiros jogos realizados no domingo, em rodada dupla da Copa do Nordeste.

"Melhor do que nada", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em Fortaleza. "É legal voltar aqui, ver futebol e não ter que falar de preparativos."

Em 16 de dezembro, o local recebeu a presidente Dilma Rousseff quando teve a conclusão da obra festejada com show do cantor Fagner.

O procedimento no Castelão não é um caso isolado, mas um padrão no cronograma das arenas do Mundial. Os estádios reformados ou construídos para a Copa terão primeiro uma festa para representantes do governo, do COL (Comitê Organizador Local da Copa) e da Fifa. Só depois vão abrigar as partidas inaugurais.

Inauguração do Castelão

Ver em tamanho maior »
Jarbas Oliveira - 27.jan.13/Folhapress
AnteriorPróxima
Torcedores assistem ao jogo entre Fortaleza x Sport na reinauguração do Castelão

O mesmo aconteceu com o Mineirão, em Belo Horizonte. O estádio foi concluído em 21 de dezembro, mas será reinaugurado no próximo domingo, no clássico Cruzeiro x Atlético, pelo Mineiro. No momento, nenhuma das outras dez arenas da Copa do Mundo tem data exata para a partida de abertura.

Em Salvador, a previsão era que a Arena Fonte Nova recebesse Bahia x Vitória em 31 de março, mas talvez não haja tempo hábil para o gramado estar em condições. A entrega do estádio será dia 28 de fevereiro. O gramado já estará plantado, mas não pronto para jogos.

A Arena Pernambuco agendou, inicialmente, a entrega e o primeiro jogo para a mesma data, 14 de abril. Mas a inauguração deve ser adiada para maio também por causa do gramado, que precisará de mais tempo. A partida de estreia será do Náutico, clube que assinou contrato para atuar no estádio, nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Brasília (Nacional) e Rio (Maracanã), que como Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Recife, vão ser sedes da Copa das Confederações, não têm data de inauguração. O mesmo ocorre com os estádios que só receberão a Copa-2014 e terão entrega no segundo semestre deste ano.

Ter as arenas prontas a 500 dias da abertura da Copa não é uma exigência da Fifa. Também não é comum na história recente dos Mundiais. A Fifa exige que os estádios sejam entregues a seis meses dos torneios --Copa das Confederações e Copa do Mundo-- para poder realizar todos os testes necessários.

Apesar da torcida dos times locais --o Fortaleza empatou com o Sport, e o Ceará perdeu do Bahia--, o primeiro gol do novo Castelão foi marcado pelo volante Kléberson, do Bahia, na segunda partida da rodada. "Dedico o gol ao pessoal que trabalhou muito para construir esse estádio", afirmou Kléberson.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima