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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, janeiro 12, 2013

Empresas vão dar desconto em compras para torcedores associados a clubes

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

Uma iniciativa liderada por algumas das maiores empresas do país, como Ambev e Unilever e Seara, pretende usar o interesse do brasileiro por futebol para acelerar suas próprias vendas e as receitas dos clubes.

O projeto, que será lançado oficialmente na segunda-feira, vai oferecer aos consumidores associados aos principais clubes brasileiros de futebol descontos de no mínimo 5% em 300 produtos.

Danone, Burger King, Sky, PepsiCo e Netshoes também participam da iniciativa. Magazine Luiza e Bradesco estudam a adesão.

Inicialmente, o desconto será válido em compras feitas no Carrefour e no Extra e em outras 20 cadeias regionais de supermercados de São Paulo, Rio e Minas.

No segundo semestre, a iniciativa abrangerá redes de todo o país. O consumidor obterá a vantagem na boca do caixa, informando o CPF.

"Vamos 'patrocinar' um torcedor, em vez de dar dinheiro para o clube simplesmente expor nossa marca", diz Ricardo Tadeu, vice-presidente comercial da Ambev, que idealizou o projeto.

Além de aumento de receita, a companhia espera alavancar o faturamento dos clubes e contribuir para o "PIB do esporte", ainda pequeno no Brasil. A Brahma patrocina 34 times nacionais.

Para especialistas, a iniciativa é pioneira. "No Brasil, poucas empresas até hoje conseguiram usar o futebol para conectar suas marcas ao consumidor, com resultados efetivos", diz Marcelo Palaia, professor de marketing esportivo da ESPM.

Porém, para alcançar seu objetivo de elevar o faturamento dos clubes, o projeto precisará fazer com que o consumidor enxergue vantagem real na associação ao clube, diz Palaia.

Editoria de Arte/Folhapress

 

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