MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO
Uma iniciativa liderada por algumas das maiores empresas do país, como Ambev e Unilever e Seara, pretende usar o interesse do brasileiro por futebol para acelerar suas próprias vendas e as receitas dos clubes.
O projeto, que será lançado oficialmente na segunda-feira, vai oferecer aos consumidores associados aos principais clubes brasileiros de futebol descontos de no mínimo 5% em 300 produtos.
Danone, Burger King, Sky, PepsiCo e Netshoes também participam da iniciativa. Magazine Luiza e Bradesco estudam a adesão.
Inicialmente, o desconto será válido em compras feitas no Carrefour e no Extra e em outras 20 cadeias regionais de supermercados de São Paulo, Rio e Minas.
No segundo semestre, a iniciativa abrangerá redes de todo o país. O consumidor obterá a vantagem na boca do caixa, informando o CPF.
"Vamos 'patrocinar' um torcedor, em vez de dar dinheiro para o clube simplesmente expor nossa marca", diz Ricardo Tadeu, vice-presidente comercial da Ambev, que idealizou o projeto.
Além de aumento de receita, a companhia espera alavancar o faturamento dos clubes e contribuir para o "PIB do esporte", ainda pequeno no Brasil. A Brahma patrocina 34 times nacionais.
Para especialistas, a iniciativa é pioneira. "No Brasil, poucas empresas até hoje conseguiram usar o futebol para conectar suas marcas ao consumidor, com resultados efetivos", diz Marcelo Palaia, professor de marketing esportivo da ESPM.
Porém, para alcançar seu objetivo de elevar o faturamento dos clubes, o projeto precisará fazer com que o consumidor enxergue vantagem real na associação ao clube, diz Palaia.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
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