Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, janeiro 20, 2013

Extra] Upcycling: O Lixo de Ontem é a Solução de Hoje

por Rafael Ávila

É bizarra a quantidade de lixo que a gente produz. É bem verdade que a gente para muito pouco para pensar sobre o assunto, afinal de contas, o lixo sempre é visto como o fim, o resto ou algo sem valor que está no final de sua vida útil. O problema, é que alguns estudos apontam essa massiva produção de lixo e o consumo excessivo (consumismo) como grandes problemas para o nosso futuro, ainda mais se levarmos em conta que não estamos sendo sustentáveis (consumimos mais do que o nosso planeta tem capacidade de repor)

Para a nossa sorte, cada vez mais pessoas estão vendo a oportunidade (e necessidade) de trabalhar “o problema do lixo” de uma outra perspectiva. Essas pessoas (e empresas) estão dando um novo olhar para o que antes nos parecia inútil. Além da famosa reciclagem, um termo relativamente novo está tomando conta dessa área: é o upcycling. Basicamente é uma forma bonitinha de chamar o antigo e tão bom reuso das coisas (mas se você gosta de conceitos mais bem explicados, o upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos considerados inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade, segundo à grande amiga de todas as horas Wikipedia).

 

 

Antes de você achar que esse é um post revoltado com as pessoas que são consumistas (me incluo nelas) ou um apelo frenético para que você pare de consumir, vamos ao que importa, que são iniciativas sensacionais que nos mostram ser possível empreender de forma inovadora, sustentável e com propósito!

 

BOLEI

 

Eles se descrevem assim: “Transformamos objetos inúteis ou descartados em produtos bolados e o melhor: super úteis.”. A ideia dos caras é super original e tem uma pegada forte. Sou fãzasso doiCone e ainda vou ter um em pouco tempo!

 

 

TEM QUEM QUEIRA

 

Projeto sensacional aqui do RJ que reaproveita a lona de propagandas para fazer acessórios bem maneiros

 

 

HIPCYCLE

 

Eles vendem objetos de decoração e de utilidade que sofreram o processo de upcycling. Eles tem umaárea muito maneira no site onde você pode procurar produtos pelos materiais utilizados para fabricá-los. Olha o que você encontra na área de pneus:

 

 

TERRA CYCLE

 

Que tal abolir quase que completamente o conceito de lixo? É assim que a Terra Cycle, líder mundial quando se trata de reutilização de produtos e embalagens pensa e os números deles são sensacionais (vale dar uma olhada na parte superior do site para entender o que estou falando)

 

 

BIKE FURNITURE DESIGN

 

Eles simplesmente só fazem móveis modernos e irreverentes a partir de peças sem uso de bikes! Precisa falar mais?

 

 

O que a gente percebe de todas essas empresas é o uso inteligentíssimo de seus insumos e matéria prima, que são adquiridos a preço de banana (ou de graça), afinal são extremamente desvalorizados e que, como a gente pôde ver, se tornam em produtos sensacionais com alto valor! Se você curtiu o tema e quer se aprofundar um pouco mais, pode ver excelentes exemplos no blog Upcycle Us, dar uma olhada nesse cara que está colando as suas roupas para fazer móveis e se você é fã do reaproveitamento, sente o Goedzak (que é muito maneiro também).

Curtiu? Então compartilha o post com os seus amigos e vamos construir uma sociedade menos consumista juntos!

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima